O portal de notícias da Amazônia



Amazonas

Operação da Polícia Federal destrói dragas e embarcações de garimpo ilegal no Amazonas

Devido à complexidade e à difícil acessibilidade da região, as autoridades decidiram inutilizar equipamentos utilizados na extração ilegal, impossibilitando sua remoção.

  • Por AM POST

  • 04/12/2023 às 08:31

  • Atualizado em 04/12/2023 às 08:32

  • Leitura em 1 minuto

blank

Foto: Divulgação/PF

Notícias do Amazonas – A Polícia Federal, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Nacional da Colômbia, deflagrou nos dias 1, 2 e 3 de dezembro a “Operação Fronteira de Ouro”. O objetivo da ação conjunta é prevenir e reprimir a extração ilegal de minério de ouro no leito dos rios transfronteiriços que conectam o território brasileiro e colombiano, com foco nos municípios do Japurá e Santo Antônio do Içá, no Amazonas.

Devido à complexidade e à difícil acessibilidade da região, as autoridades decidiram inutilizar equipamentos utilizados na extração ilegal, impossibilitando sua remoção. Durante a operação, sete dragas de grande porte, uma embarcação, um retroescavadeira e uma balsa de combustível foram tornados inoperantes, representando um golpe significativo nas atividades ilícitas de mineração na área.

PUBLICIDADE

A ação contou com o apoio de explosivistas policiais e agentes do Ibama, que atuaram conjuntamente para neutralizar as atividades ilegais. Além disso, no lado colombiano da fronteira, os policiais da Polícia Nacional da Colômbia participaram da operação, proporcionando suporte e realizando ações simultâneas em território internacional.

A extração ilegal de minério, especialmente ouro, representa uma ameaça significativa para a Amazônia, impactando negativamente o meio ambiente e afetando comunidades locais. A “Operação Fronteira de Ouro” reforça o compromisso das autoridades brasileiras e colombianas em combater esse tipo de atividade criminosa, buscando preservar a integridade ambiental da região e coibir práticas que causam danos irreparáveis à biodiversidade.

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank