Operação de combate aos crimes contra pessoa idosa é lançada no Teatro Amazonas
O lançamento contou com espetáculo teatral da FUnATI.

Operação de combate aos crimes contra pessoa idosa é lançada no Teatro Amazonas – Foto: Carlos Soares/SSP-AM
Amazonas – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), lançou, na noite desta segunda-feira (02/10), a operação Virtude 2023, de combate aos crimes contra a pessoa idosa no Estado. A cerimônia de lançamento ocorreu no Teatro Amazonas, onde em seguida, foi encenado o espetáculo “Estórias que meu pai contou”, apresentado pelo grupo de teatro Renascer Izael Tavares, da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em celebração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa.
PUBLICIDADE

Amazonas em Destaque:
A operação Virtude é coordenada em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). No Amazonas, a ação é conduzida pela SSP-AM com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), e da Polícia Militar (PMAM), em parceria com outras secretarias do Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e entidades parceiras.
A delegada da DECCI, Andréia Nascimento, ressaltou que ao longo da operação, as equipes estarão focadas em fortalecer o combate aos crimes contra os idosos. Além das ações repressivas, também atuarão em conjunto com outros órgãos nas atividades educativas.
“Nosso objetivo é combater todo e qualquer tipo de crime praticado contra a pessoa idosa. Mas também é trabalhar as questões preventiva e educativa e, para isso, tivemos o apoio de toda a rede de proteção da Pessoa Idosa do Amazonas, que é referência nacional por conta desse trabalho em rede”, afirmou Nascimento.
A secretária Jussara Pedrosa, titular da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Sejusc), destaca que a Secretaria Executiva Adjunta da Pessoa Idosa (Seadpi) trabalha integrada com a Polícia Civil no acompanhamento dos casos, visitas domiciliares e atendimentos psicológicos.
“A Sejusc atua de forma pedagógica. Então, ela faz as visitas sempre junto da Delegacia do Idoso. Nós temos o Centro Integrado de Proteção da Pessoa Idosa e descentralizamos esse serviço, que agora está na zona norte, na zona sul. Então, sempre ao lado da rede de proteção, nós buscamos dar toda a assistência social e encaminhamento psicológico”, frisou a secretária.
PUBLICIDADE
Espetáculo
Sob a coordenação da professora de teatro Lilian Machado, o espetáculo apresentado no palco do Teatro Amazonas é formado por pessoas idosas. O enredo mostra, com bom humor, a relação do ribeirinho com os rios e matas, mesclando o lúdico com a realidade dos atores. O elenco principal é formado por acadêmicos da FUnATI.
“Nosso trabalho é integrar todos os órgãos para termos um hoje bom e um amanhã melhor ainda”, disse o vice-reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Cláudio Chaves.
Redação AM POST
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





