Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pacientes relatam violência obstétrica no hospital regional de Tefé, no Amazonas

Denúncias apontam falta de macas e que as mulheres deitam no chão durante o parto.

Por Jhon Lobato

18/09/2024 às 10:59 - Atualizado em 18/09/2024 às 11:00

Notícias do Amazonas – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) fez uma visita no Hospital Regional de Tefé para averiguar as condições da maternidade, após denúncias de violência obstétrica. A Defensoria ouviu relatos e recebeu denúncias a respeito da situação e vai oficiar a Secretaria Municipal de Saúde para, entre outras coisas, oferecer macas ginecológicas para a unidade, permitindo que as mulheres tenham parto em posições adequadas e garantindo um parto mais humanizado.

Durante a visita, que foi acompanhada pelo enfermeiro técnico responsável pela maternidade, foi inspecionada a sala de parto, pré-parto e pós-parto. No momento da visita, na sala de pré-parto, havia cinco leitos e os enfermeiros precisaram acrescentar mais dois leitos para atender a alta demanda.

PUBLICIDADE

A defensora pública Suian Lopes conversou com pacientes, que relataram que precisaram deitar no chão para conseguir ter o parto de forma mais adequada, pois a unidade só tem uma maca própria para parto.

“A partir disso, fui fazer uma visita junto ao defensor Elton Staub, que é responsável pela área da saúde. Conversamos com o diretor administrativo do hospital. O gestor relatou que ocorreram 98 partos em 13 dias. Segundo o diretor, o hospital regional abarca Tefé e mais sete municípios. Ele relatou que, por se tratar de um hospital polo, a demanda é muito alta e agora, na seca, está aumentando ainda mais”, disse a defensora.

“O que percebemos na conversa é que há necessidade de Tefé ter de fato uma maternidade, separada do hospital regional”, acrescentou.

Estruturas de apoio

PUBLICIDADE

A defensora pública fez uma visita na Casa de Parto que fica ao lado do hospital. A estrutura foi construída e equipada com repasses do Governo Federal e ajuda do Município. Para ser colocada em funcionamento, a casa necessita de profissionais, mas a prefeitura não tem orçamento para fazer a contratação.

“Vamos tomar medias para pressionar o Estado para colocar esse espaço para funcionar, assim como a Casa das Gestantes”, disse Suian Lopes.

A Casa das Gestantes é um espaço para as grávidas que vêm de comunidades e municípios mais distantes sentindo dores, para realizar avaliação médica. Caso seja avaliado que ainda não está pronto para ter o bebê, a gestante fica nesse espaço, aguardando para ter o parto.

“Isso veio em decorrência de que as mulheres que vêm de comunidades e chegam aqui em Tefé, verificam que não está pronto para nascer e voltam para as comunidades, às vezes acontece de ter a morte fetal ou da própria mãe. Para evitar isso, ainda mais nesse período de seca, em que é mais difícil a locomoção, há essa estrutura física, já pronta, que vamos cobrar dos órgãos responsáveis para colocar em funcionamento”, finalizou a defensora pública.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Primeira-dama Thaisa Cidade acompanha ações do Governo Presente em Itacoatiara

Ação do Governo do Amazonas realizou consultas especializadas, entregou benefícios sociais e ampliou o acesso a políticas públicas para pessoas com deficiência.

há 4 horas

Polícia

Homem é assassinado a tiros no bairro Betânia em Manaus

Polícia investiga autoria e motivação do homicídio.

há 4 horas

Mundo

Fumaça de incêndios no Canadá ameaça final da Copa do Mundo de 2026 entre Argentina e Espanha

Qualidade do ar ficou em nível “muito insalubre” na região de Nova York e Nova Jersey, mas previsão indica melhora antes da decisão no MetLife Stadium.

há 5 horas

Brasil

Jair Bolsonaro tem visitas suspensas por 30 dias após decisão de Alexandre de Moraes

Ministro do STF endureceu medidas cautelares, proibiu visitas políticas até o fim das eleições de 2026.

há 5 horas

Política

Marcelo Ramos bate de frente com Braga e jura lutar por candidatura ao Senado

Ex-deputado afirma que sua candidatura é coletiva e diz que não pode desistir da disputa.

há 5 horas