Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Parintins avança no abastecimento de água com testes do novo sistema do Prosai

Projeto prevê aumento significativo da capacidade de armazenamento de água.

Por Jonas Souza

24/04/2026 às 15:38 - Atualizado em 28/04/2026 às 07:56

Resumo


O novo sistema de abastecimento de água de Parintins entrou em fase de testes com avaliações no CRD2. A iniciativa faz parte do Prosai e promete ampliar significativamente a capacidade de reservação e melhorar o fornecimento no município.

Notícias do Amazonas  – O município de Parintins começou a testar uma das principais estruturas do novo sistema de abastecimento de água, dentro das obras do Programa de Saneamento Integrado. O Centro de Reservação e Distribuição 2 (CRD2) passa por avaliações técnicas para garantir a eficiência e a segurança da operação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Leia mais: Filhote de peixe-boi ferido por arpão é resgatado no Amazonas

Os testes incluem análises hidráulicas e estruturais dos reservatórios, com foco na verificação de possíveis vazamentos e no funcionamento adequado dos equipamentos. O monitoramento inicial, realizado ao longo de 72 horas, indicou resultados positivos, com apenas ajustes pontuais necessários.

A estrutura também passou por testes de bombeamento, com transferência de grandes volumes de água em tempo controlado, demonstrando a capacidade operacional do sistema.

Ampliação histórica da capacidade

O projeto prevê a instalação de quatro centros de reservação em pontos estratégicos da cidade: Francesa, Vitória Régia, Distrito Industrial e Itaúna II. Cada unidade terá capacidade de armazenar 1.800 m³ de água.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Com isso, a capacidade total de reservação será ampliada para 7.200 m³, o que representa um aumento expressivo em relação ao sistema atual e promete melhorar o fornecimento para a população.

Sistema interligado e mais seguro

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, o novo modelo permitirá a integração entre os centros de distribuição, garantindo maior flexibilidade operacional.

Essa interligação possibilita redirecionar o abastecimento em caso de falhas ou manutenções, evitando interrupções no fornecimento de água.

Obras em andamento

Enquanto o CRD2 está em fase final, outras unidades seguem em diferentes estágios. O CRD4 avança com estruturas em concretagem e poços parcialmente operacionais, enquanto o CRD3 já possui base concluída e sistema elevatório pronto.

Já o CRD1 teve sua localização ajustada para a região central da cidade, onde as obras de fundação devem começar em breve.

Com a conclusão dos testes, a próxima etapa será a integração do novo sistema à rede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, por meio de uma parada programada. A expectativa é que, após a finalização das obras, o município passe a contar com um sistema mais moderno, eficiente e capaz de atender melhor a população, elevando a qualidade de vida e reduzindo problemas históricos de abastecimento.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Manaus

Funcionários de empresas próximas a vazamento químico são evacuados no Distrito Industrial de Manaus

Medida preventiva foi adotada após o vazamento de estireno em uma indústria da região.

há 11 minutos

Manaus

Moradores relatam forte cheiro em Manaus após vazamento de produto químico na Innova, no Distrito Industrial

Incidente mobilizou o Corpo de Bombeiros, provocou evacuação de empresas vizinhas e gerou reclamações de moradores.

há 17 minutos

Manaus

Vazamento de produto químico: autoridades orientam população sobre como agir em caso de exposição

SES-AM, FVS-RCP e Corpo de Bombeiros divulgaram recomendações para moradores próximos ao vazamento.

há 19 minutos

Manaus

Funcionários passam mal após inalar gás tóxico em empresa do Distrito Industrial de Manaus

Corpo de Bombeiros e equipes de emergência foram acionados após pessoas passarem mal.

há 30 minutos