Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Parintins está mais instagramável e pronta para receber os visitantes para o 56º Festival Folclórico de Parintins

Artistas e suas obras ocupam toda a cidade, proporcionando um roteiro de artes que inspira os parintinenses e encanta os visitantes.

Por Hugo Guimarães

21/06/2023 às 09:35

Parintins está mais instagramável do que nunca, e o público local e os turistas que forem acompanhar o festival já podem conferir de perto a explosão de cores e expressões artísticas do projeto Galeria Parintins Cidade Aberta. A iniciativa, que transformou a cidade em um cenário irresistível para os usuários das redes sociais e enaltece as manifestações da cultura parintinense, é promovida pelo Governo do Estado, em parceria com a Coca Cola Brasil.

O projeto teve início no ano passado com a pintura de 10 murais e ganhou ainda mais força nesta edição, com a adição de outros 11 novos espaços. Os desenhos e cores harmoniosos em cada dos 21 murais contam histórias e representam a rica identidade cultural e artística de Parintins e de seus artistas.

Além do muralismo, a revitalização também chegou às esculturas em alto relevo em frente ao Bumbódromo e ao letreiro de Parintins. A curadoria é do historiador e antropólogo Diego Omar, que também é professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

PUBLICIDADE

“O Galeria Parintins Cidade Aberta é um projeto de democratização do acesso à arte, além de incentivar a geração de emprego e renda à classe artística local que não está diretamente envolvida no movimento dos bumbás”, disse o secretário de Cultura Marcos Apolo Muniz.

O projeto de 2023 retoma novos trabalhos com os artistas parintinenses da dupla Curumiz, Alziney Pereira e Kemerson Farias. No ano passado, eles assinaram o mural “Vitória da Cultura Popular”, que cobre a fachada do Bumbódromo. Neste ano, uma nova obra da dupla ganha as ruas da cidade. Trata-se do mural “Coca Cola Brasil: juntos para refrescar o mundo e fazer a diferença”, que reafirma os laços e o compromisso da empresa com o desenvolvimento econômico do estado, a cultura e o povo amazonense, segundo o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

“Estamos comprometidos em auxiliar o Amazonas a alcançar um desenvolvimento sustentável, e essa jornada inclui investimentos na cultura. O Festival Folclórico de Parintins desempenha um papel estratégico para o estado e, principalmente, para a comunidade local. Por esse motivo, temos sido patrocinadores oficiais do festival nos últimos 28 anos”, afirma.

Além de exaltar as expressões artísticas dos talentos locais, a Galeria Parintins Cidade Aberta quer despertar o interesse do público em utilizar as redes sociais como ferramenta de propagação da cultura local e das potencialidades do festival. Quem seguir o roteiro das artes e visitar os murais do projeto, pode utilizar as hashtags #parintinsinstagramavel e #galeriaparintins ao compartilhar nas redes sociais. Dessa forma, você contribui para divulgar e compartilhar a rica cultura local, promovendo a valorização dos talentos e expressões artísticas de Parintins.

PUBLICIDADE

Roteiro muralismo
1. Mural: Brasil futuro, ancestral
Artista: Pito Silva
Onde: Avenida Paraíba – Bumbódromo

2. Encontro das gentes (um Nordeste na Amazônia)
Equipe: Levi Gama, Rafa Pimentel Dayane Cruz e Thiago Castro
Onde: Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins (Muro da Droga Mais)

3. A saga do artista
Equipe: Evanil Maciel e Grep
Onde: Rua Armando Prado, Centro de Parintins (Muro da Catedral)

4. Coca Cola Brasil: juntos para refrescar o mundo e fazer a diferença
Artistas: Alziney Pereira e Kemerson Farias
Onde: Avenida Paraíba (Muro da Câmara Municipal de Parintins), Centro de Parintins.

5. Homem e natureza na Amazônia
Equipe: Dennis Amoedo, Rodrigo Amoedo, Valéria Guimarães e Francevanildo Gomes
Onde: Avenida Nações Unidas, na esquina com Rua Paes de Andrade, Centro de Parintins (Muro da Escola Estadual Senador João Bosco)

6. Amazônia multicultural
Equipe: Miguel Carneiro, Kamy Yagami, Carlos Eduardo Cursino, Ane Gabriele, Afrânio Mendes e Karine Buenano
Onde: Rua Armando Prado, Centro de Parintins (Muro da Escola Pe. Jorge Frezzini)

7. Nós, caboclos, filhos da terra
Equipe: Andrew Viana, João Ferreira, Marcelo Mendes, Claudinei Silva, David Lima, Miguel Viana, Patrick de Lima Colares
Onde: Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins (Muro da Amazonas Energia)

PUBLICIDADE

8. Viaja caboclo, viaja
Equipe: Dermison Salgado, Denison Rosa, Inácio Paiva e Rebeca Paulain
Onde: Avenida Paraíba próximo à Praça dos Bois – Lado Caprichoso (Muro da casa de Maria do Perpetuo Socorro Cid Ferreira)

9. Nós (da identidade) nas ruas
Equipe: Arley Fabrício (Anjo), Pito Silva, Nita Paes, Marcio Pires, Mag Lenilson, Nildo Silva, Felipe Melo, José Carlos, Wender Santos, Altimar Teixeira, Thiago Tavares e Hernando Serrão
Onde: Estrada Odovaldo Novo – Dejard Vieira (Muro da casa de Paulo Neto Carvalho e Erika Baranda)

10. Hixkaryana
Equipe: Josinaldo Mattos, Davi Matos, Joan Matos, Rogério Tavares, Débora Freire Matos e Ane Pires.
Onde: Avenida Nações Unidas em frente à Escola Estadual Senador João Bosco (Muro da Unidade Prisional de Parintins)

11. Nossa festa, nosso ritmo
Equipe: Glaucivan Silva, Joison Viana, Cleberson Silva, Raimundo Ferreira e Zeildo Ramos
Onde: Avenida Nações Unidas, Centro de Parintins (Muro da TV Amazonas)

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 165 milhões; veja os números sorteados

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 3.041, realizado nesta quinta-feira (6), em São Paulo.

há 2 horas

Manaus

CMM aprova projeto que obriga transparência sobre radares e multas em Manaus

Projeto ainda precisa passar por segunda votação antes da sanção do Executivo.

há 3 horas

Política

Deputados do Republicanos abandonam Omar Aziz e declaram apoio a Roberto Cidade

Aniversário do deputado federal reuniu parlamentares, lideranças evangélicas e comunitárias, marcando novo gesto público de apoio à reeleição de Roberto Cidade.

há 3 horas

Manaus

Prefeito de Manaus Renato Junior declara apoio a Eduardo Braga e define escolha como “parceiro de Manaus”

Prefeito de Manaus afirmou que decisão foi baseada nos investimentos viabilizados para a capital e destacou projetos nas áreas de habitação, infraestrutura e mobilidade urbana.

há 3 horas

Manaus

Dinheiro público pelo ralo: MP apura Águas de Manaus por abrir buracos em ruas que a Prefeitura acabou de asfaltar

Procedimento do Ministério Público apura se intervenções da concessionária em vias recapeadas pelo programa Asfalta Manaus causaram prejuízo aos cofres públicos e falhas de planejamento.

há 3 horas