A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Pazuello e Exército ignoraram pedido de socorro do Governo do AM enviado cinco dias antes da crise de oxigênio

PF reuniu novos documentos em inquérito sigiloso que investiga supostos crimes de ex-ministro ao se omitir na crise em janeiro; Saúde diz que transporte foi feito de forma escalonada.

Por Natan AMPOST

09/06/2021 às 10:15

Um inquérito sigiloso da Polícia Federal que investiga supostos crimes do ex-ministro da Saúde e general da ativa Eduardo Pazuello reuniu evidências de que ele e o comando do Exército na Amazônia ignoraram pedidos de socorro do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que os avisou formalmente sobre a “iminência de esgotamento” de oxigênio em Manaus em janeiro, cinco dias antes do colapso da saúde no estado.

PUBLICIDADE

Os ofícios, de acordo com uma reportagem da Folha, foram enviados a Pazuello e ao comandante militar da Amazônia, general Theophilo Oliveira, e assinados pelo governador Wilson Lima, aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Um ofício enviado em 9 de janeiro aponta a necessidade de oxigênio diante da alta dos números de contágio pelo coronavírus e dos casos de internação por Covid-19 no estado. O documento alerta para a “iminência de esgotamento” do insumo e para a “necessidade de resguardar a vida dos pacientes”.

O documento diz que a White Martins, fornecedora do oxigênio em Manaus, teria 500 cilindros disponíveis em Guarulhos prontos para transporte aéreo urgente às 16h do dia seguinte, 10 de janeiro. Desse montante, o Ministério da Saúde teria ajudado a transportar apenas 350 cilindros, de acordo com informações enviadas pela White Martins à reportagem da Folha.

No mesmo dia 9, estavam disponíveis 23 tanques criogênicos móveis de oxigênio líquido no aeroporto de Guarulhos para serem transportados a Manaus pela Força Aérea Brasileira, mas os primeiros seis tanques foram enviados apenas no dia 13.

Ainda de acordo com a Folha, não há registros em documentos do Ministério da Saúde enviados ao STF nem em material divulgado pelas Forças Armadas antes do colapso sobre o transporte dos outros 150 cilindros de oxigênio a partir de Guarulhos ou dos tanques disponíveis no aeroporto.

PUBLICIDADE

No dia 12 de janeiro, um novo ofício foi remetido a Pazuello informando que o consumo havia mais que triplicado. O governo do Amazonas pediu que fossem enviadas microusinas e geradores de oxigênio. Também não há registros desse tipo de transporte antes do colapso, no dia 14.

À CPI da Covid, em 19 de maio, Pazuello disse que só tomou conhecimento do risco da falta de oxigênio na noite do dia 10 de janeiro, em reunião com o governador e o secretário de Saúde do Amazonas. Mas Pazuello já havia recebido uma ligação do secretário no dia 7.

Os senadores confrontaram o general, que admitiu a conversa, porém disse que não foi avisado sobre a iminência de colapso.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

Deputado Delegado Péricles destinou R$ 40 mil do cotão para instituto de pesquisas eleitorais

Empresa OPP, alvo de auditoria autorizada pela Justiça Eleitoral, recebeu pagamentos mensais de R$ 10 mil por “consultoria”.

há 6 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus mantém serviços essenciais durante feriado de Corpus Christi

Saúde, limpeza urbana e assistência social seguem em funcionamento, enquanto setores administrativos retornam apenas na próxima segunda-feira.

há 11 minutos

Brasil

STJ abre caminho para aposentadoria especial de motoristas de ônibus e caminhão

Reconhecimento dependerá de perícia técnica que comprove exposição permanente a condições prejudiciais à saúde durante o trabalho.

há 43 minutos

Brasil

Polícia Federal investiga Virgínia Fonseca por suspeita de lavagem de dinheiro

Influenciadora também é alvo de outra apuração relacionada à divulgação de jogos e apostas.

há 1 hora

Política

Coronel Menezes diz que Maria do Carmo já sabe que será vice em 2026: “Valdemar está dando risada”

Declaração do ex-superintendente da Suframa movimentou os bastidores políticos e levantou dúvidas sobre os planos do PL no Amazonas.

há 1 hora