Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pedido de expulsão de Sinésio Campos é protocolado por militantes do PT no Amazonas

Ações do presidente estadual da sigla são alvo de denúncias por infrações ao estatuto partidário.

Por Hugo Guimarães

20/12/2024 às 07:10 - Atualizado em 20/12/2024 às 11:05

Na tarde desta quinta-feira, 19, militantes filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) em Manaus protocolaram um pedido formal de expulsão do presidente estadual do partido no Amazonas, deputado estadual Sinésio Campos.

PUBLICIDADE

A iniciativa surge como resposta a uma série de episódios que, segundo os militantes, violam normas do estatuto partidário e prejudicam a imagem do PT. O documento reúne alegações detalhadas, fundamentadas em artigos estatutários e na carta de princípios do partido, além de ter se transformado em um abaixo-assinado que já conta com o apoio de diversos filiados insatisfeitos com a liderança de Campos.

O deputado, filiado ao diretório de Manaus, é acusado de diversas condutas polêmicas que repercutiram negativamente na mídia. Entre elas:

  • Defesa de Mineradora em Silves
    Sinésio foi criticado por apoiar a mineradora ENEVA em um conflito com a comunidade local, invadindo a sede de uma associação e bloqueando manifestações contrárias.
  • Agressão à Deputada Mayara Pinheiro
    Um incidente na Assembleia Legislativa evidenciou machismo quando Sinésio puxou com força o braço da deputada Mayara, que posava para uma foto oficial.
  • Conflito com a Ministra Marina Silva
    O deputado envolveu-se em outro episódio polêmico ao apontar o dedo no rosto da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante uma reunião, gerando repercussão negativa ao partido.
  • Gritos Contra a Vice-Presidente do PT-AM
    Em uma reunião do PT Estadual, Sinésio foi flagrado gritando com a vice-presidente Kívia Mirranha, comportamento que gerou críticas e descontentamento entre militantes e organizações em defesa das mulheres.
  • Convocação pela Polícia Federal
    Seu nome foi citado em suspeitas de envio irregular de dinheiro para o interior durante o período eleitoral, levando à convocação para esclarecimentos à Polícia Federal.
  • Indicação de Juliano Valente ao IPAAM
    Sinésio foi responsabilizado pela indicação política de Juliano Valente, exonerado do cargo de presidente do IPAAM em meio a investigações de irregularidades que ultrapassam um bilhão de reais.
  • Essas ações têm gerado um clima de insatisfação e pressão para que o PT tome medidas severas contra o deputado. A reunião agendada para hoje é considerada um ponto de inflexão para o partido no estado.

    O desfecho da situação pode não apenas determinar o futuro político de Sinésio Campos, mas também influenciar a estratégia e a imagem do PT no Amazonas e no cenário nacional, em especial diante das pautas ambientais e de ética que envolvem o governo Lula.

    Veja documento:PEDIDO-DE-EXPULSÃO-SINÉSIO-CAMPOS

    Declaração de Transparência

    Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

    O AM POST está em todo lugar

    Baixe agora mesmo o nosso app

    Faça parte da comunidade

    • Praticidade na informação

    • Notícias todos os dias

    • Compartilhe com facilidade

    WhatsApp Telegram
    Sobre o TEA

    O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

    Dr. Leonardo Maranhão

    Últimas notícias

    Política

    Eleição na Aleam: deputados escolhem novo presidente da Assembleia nesta quarta-feira

    Votação será realizada em sessão extraordinária e definirá o parlamentar que comandará o Legislativo amazonense até janeiro de 2027. Candidaturas serão registradas pouco antes do início da eleição.

    há 2 minutos

    Polícia

    PF prende passageira com 3 kg de skunk presa ao corpo no Aeroporto de Manaus

    Ação da Polícia Federal impediu o transporte de mais de 3 quilos de skunk durante fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

    há 9 minutos

    Manaus

    Motociclista fica gravemente ferido após colisão em frente ao Manauara Shopping em Manaus

    Segundo testemunhas, o jovem trafegava na contramão quando bateu em um carro.

    há 8 horas

    Brasil

    STJ permitiu “agiotas trabalhar”? Entenda as regras para empréstimos com juros entre pessoas físicas

    Decisões do Superior Tribunal de Justiça esclarecem que cobrar juros em empréstimos particulares não é crime por si só.

    há 9 horas