O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

‘Perco um amigo’, lamenta Gilmar Mendes sobre médico que morreu em queda de avião Barcelos

Chovia muito no momento do desastre.

Por Hugo Guimarães

18/09/2023 às 08:30 - Atualizado em 18/09/2023 às 09:03

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes lamentou a morte do médico Roland Montenegro Costa, uma das 14 vítimas do acidente aéreo ocorrido na tarde deste sábado (16) em Barcelos (a 394 quilômetros de Manaus).  A aeronave Embraer EMB-110 Bandeirante — que decolou de Manaus com praticantes de pesca esportiva a bordo — caiu a cerca de 400 km da capital amazonense.

Chovia muito no momento do desastre e, de acordo com autoridades locais, o mau tempo fez com que os pilotos de outras duas aeronaves desistissem de aterrissar no aeroporto. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga a causa do acidente.

PUBLICIDADE

“Roland Montenegro foi o adversário mais competente das probabilidades: conseguia salvar vidas mesmo quando tudo parecia perdido. Brasília perde um nome histórico de sua medicina. Eu perco um amigo”, disse o ministro em uma rede social.

Veja mais sobre politica

Saiba mais: Noticias em primeira mão: Clique Aqui.

Roland Montenegro Costa atuava como médico gastrointestinal no Distrito Federal. Membro da Academia de Medicina de Brasília, ele trabalhava no Hospital Santa Lúcia. Formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Montenegro Costa fez residência em cirurgia geral no Hospital de Base do DF (HBDF).

O presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, Marcos Gutemberg Fialho, também lamentou a morte do colega. “É uma tragédia”, afirmou ao R7. De acordo com Fialho, o corpo de Montenegro Costa deve chegar a Brasília entre este domingo (17) e segunda-feira (18). Ainda não há informações sobre o sepultamento.

PUBLICIDADE

O avião que pertencia à Manaus Aerotáxi tinha autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar como táxi aéreo. Em nota, a empresa afirma lamentar o acidente e reitera que possuía todas as exigências para voar e que vai cooperar com as investigações.

O Governo do Amazonas enviou equipes neste domingo para auxiliar no transporte das vítimas do acidente, de maneira integrada com a Força Aérea Brasileira (FAB). Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal (IML) em Manaus, para a identificação e a liberação às famílias.

PUBLICIDADE

Redação AM POST

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Oposição protocola pedido de CPI do “Roubo dos Aposentados” na Câmara

Uma CPI tem poderes para investigar com profundidade, podendo solicitar informações de órgãos públicos e convocar autoridades.

há 1 minuto

Curiosidades

Telescópio Hubble registra a morte de uma estrela em imagem única e impressionante

Nebulosa Kohoutek 4-55 foi o último registro feito pela câmera WFPC2, marcando o encerramento de um ciclo de descobertas no telescópio Hubble.

há 8 minutos

Caiu na rede é post!

Luva de Pedreiro é condenado a pagar quase R$ 6 milhões a ex-empresário

O processo envolveu a acusação de quebra de contrato por parte de Iran Ferreira.

há 14 minutos

Brasil

Rompimento de trégua entre PCC e Comando Vermelho reacende tensão e violência no país

A confirmação veio por meio de comunicados internos das facções, os chamados “salves”.

há 15 minutos

Brasil

Veja vídeo: Homem é preso em flagrante após agredir e ameaçar namorada

A vítima ameaçada de morte e sofreu diversas agressões físicas.

há 31 minutos