Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Período de defeso de oito espécies de peixes no Amazonas chega ao fim neste sábado (15)

A partir de 16 de março, a captura de aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, mapará, sardinha e pacu volta a ser liberada para pescadores artesanais.

Por Hugo Guimarães

14/03/2025 às 12:06

(Foto: Divulgação)

Encerra neste sábado (15/03) o defeso para oito espécies de peixes amazônicos — aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, mapará, sardinha e pacu. Com isso, a captura desses peixes nos rios está liberada a partir de domingo (16/03), informou o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

PUBLICIDADE

A pesca dessas oito espécies estava proibida desde 15 de novembro do ano passado, devido ao período do defeso, que visa preservar a população e reprodução dos peixes amazônicos. No caso do tambaqui, o Idam alerta que a proibição ocorre até o dia 31 de março, enquanto o pirarucu tem defeso permanente nos rios, podendo ser capturado apenas em unidades de conservação.

De acordo com a titular da Gerência de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves, o defeso tem como principal objetivo preservar as espécies e manter a população do pescado em níveis sustentáveis. “Por isso, respeitar o período de proibição é importante”, disse a gerente.

Karen reforçou, ainda, que com o encerramento da proibição das oito espécies, os pescadores artesanais retomarão aos trabalhos, assim como os eventos relacionados às espécies, o que proporcionará o impulsionamento da pesca e a geração de emprego e renda aos envolvidos na atividade.

“Aqui no Amazonas, temos no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) o evento da Pesca do Mapará, que ocorre logo após o fim do período de defeso e tem grande importância para o município”, exemplificou a gerente.

Defeso

PUBLICIDADE

O defeso é o período durante o qual a pesca de determinadas espécies é proibida com o intuito de proteger a reprodução ou recrutamento desses animais. Essa é uma determinação do Governo Federal voltada à preservação e níveis sustentáveis dos estoques das espécies.

A medida federal advém do avanço expressivo da capacidade de captura, resultante da ampliação do número de embarcações e da modernização das metodologias de pesca, culminando na redução de populações de diversas espécies.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

MP investiga falhas no atendimento a crianças Yanomami com desnutrição grave no Amazonas

Inquérito apura possível omissão no acompanhamento nutricional e assistencial de crianças indígenas em Santa Isabel do Rio Negro entre 2025 e 2026.

há 5 horas

Brasil

Apostador acerta Mega-Sena sozinho e leva prêmio de R$ 43 milhões com jogo simples

Bilhete premiado foi registrado em Divinópolis, Minas Gerais, com uma aposta de apenas seis números no Concurso 3.029.

há 5 horas

Manaus

‘Roubo aos amazonenses’: Ream é cobrada a explicar por que não reduziu preço da gasolina após queda do petróleo

Levantamento sustenta que os reajustes foram repassados rapidamente durante a alta do petróleo, mas não acompanharam a queda do mercado internacional após o fim do conflito.

há 6 horas

Amazonas

Trabalhadores da construção civil ameaçam greve geral no Amazonas

Sintracomec afirma que categoria pode paralisar atividades caso empresas não cheguem a acordo sobre reajuste salarial, horas extras e benefícios previstos na Convenção Coletiva de Trabalho.

há 6 horas

Polícia

Idoso é sequestrado, trancado em porta-malas e espancado antes de ser abandonado no Amazonas

Homem de 70 anos foi encontrado ferido e desorientado no Cacau Pirera, em Iranduba.

há 6 horas