Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Pesquisa da Ufam sobre detecção automática de incêndios florestais, por meio de inteligência artificial, é destaque fora do país

Trata-se de um tipo de inteligência artificial que imita o funcionamento do cérebro humano e pode representar uma solução poderosa na detecção automática de incêndios.

Por Natan AMPOST

11/03/2025 às 16:18

  • O estudo publicado utiliza redes neurais convolucionais (CNN) e imagens de satélite (Landsat 8 e 9) para detectar incêndios florestais na Amazônia, alcançando uma taxa de sucesso de 93% na classificação de áreas com e sem incêndios.
  • A abordagem demonstrou robustez e capacidade de generalização, mesmo em meio a desafios como cobertura vegetal densa e interferências atmosféricas, contribuindo de forma significativa para o monitoramento ambiental e resposta a desastres.
  • O método pode ser expandido para outros satélites e pretende-se aprimorar o modelo com mais dados, além de calcular automaticamente a área devastada pelos incêndios, fornecendo ferramentas valiosas para ações de mitigação e controle ambiental.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Notícias do Amazonas – O artigo intitulado Identifying wildfires with convolutional neural networks and remote sensing: application to Amazon Rainforest (Identificação de incêndios florestais com redes neurais convolucionais e sensoriamento remoto: aplicação à Floresta Amazônica), publicado em dezembro de 2024, no International Journal of Remote Sensing, que aborda um tipo de inteligência artificial como ferramenta auxiliar para detectar incêndios florestais é destaque na sala de imprensa da Taylor & Francis. A pesquisa é de autoria da egressa de mestrado em Geociências, Cíntia L. Eleutério; do docente ligado ao Departamento de Geociência da Ufam, professor Naziano P. Filizola; do docente do departamento de Física, professor Mircea Galiceanu; e dos pós-doutorandos em Geociência, Alderlene P. de Brito, e em Física, Carlos Mendes.

Trata-se de um tipo de inteligência artificial que imita o funcionamento do cérebro humano e pode representar uma solução poderosa na detecção automática de incêndios florestais ao reduzir o tempo necessário para mitigar seus efeitos e melhorar as estratégias de alerta precoce. A tecnologia é formada por um modelo chamado “Redes Neurais Convolucionais (CNN)”, que combina imagens de satélite com aprendizado profundo (um subconjunto de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina), destacando a relevância do contexto amazônico.

PUBLICIDADE

As descobertas, revisadas por pares, relatam uma taxa de sucesso de 93% ao treinar o modelo por meio de um conjunto de dados de imagens da floresta amazônica com e sem incêndios florestais. De acordo com a pesquisadora Cíntia L. Eleutério, a integração de imagens de satélite e IA apresenta uma abordagem proativa para tratar dos crescentes desafios impostos pelos incêndios florestais, promovendo uma resposta para proteger nossos ecossistemas.

“As imagens são derivadas das Landsat 8 e Landsat 9, que são satélites da Nasa. Então, nós pegamos essas imagens e treinamos a rede (CNN) para aprender áreas que têm focos de incêndio. A combinação se deu a partir da utilização das imagens, numa escala de 1 para 50 mil, e treinamos a rede neural ou uma espécie de inteligência artificial para aprender como é que são caracterizados esses incêndios florestais, baseados nessas imagens. Então, a partir daí, a IA consegue generalizar e detectar imagens em outras imagens de satélites e consegue aprender e generalizar para novas imagens”, explicou a pesquisadora.

Passo a passo

Primeiro, a CNN foi treinada em um conjunto de dados de 200 imagens de incêndios florestais e um número igual de imagens sem incêndios florestais para garantir uma abordagem de aprendizado equilibrada. A capacidade da CNN de distinguir entre imagens com e sem incêndios florestais foi então testada usando 40 imagens não incluídas no conjunto de dados de treinamento. O modelo classificou corretamente 23 das 24 imagens com incêndios florestais e todas as 16 imagens sem incêndios florestais, ressaltando assim sua robustez e capacidade de generalização, e mostrando seu potencial como uma ferramenta para detecção eficaz de incêndios florestais.

A pesquisadora Cíntia Eleutério enfatizou que as descobertas desta pesquisa têm implicações significativas para o monitoramento ambiental e resposta a desastres. “A capacidade de classificar e detectar incêndios florestais com precisão usando imagens de satélite, especialmente em uma região tão ecologicamente crucial quanto a Amazônia, fornece uma ferramenta valiosa para intervenção precoce e mitigação. Além disso, a simplicidade e a eficiência da rede neural implementada mostram a viabilidade de incorporar tais tecnologias em aplicações do mundo real”, destacou a pesquisadora.

PUBLICIDADE

Contribuições

Segundo a pesquisa, em 2023, houve 98.639 incêndios florestais somente na Amazônia. A floresta amazônica também é responsável por uma parcela significativa (51,94%) dos incêndios florestais nos biomas brasileiros. Atualmente, o monitoramento na Amazônia é fornecido com dados quase em tempo real – no entanto, tem resoluções moderadas e a capacidade de detectar detalhes em áreas remotas ou focos de incêndio menores é limitada.

O estudo contribui para o campo do sensoriamento remoto, aprendizado profundo e também oferece insights práticos para autoridades relevantes. Cíntia Eleutério destacou que sua aplicação para monitoramento ambiental em uma região desafiadora representa uma contribuição significativa na medida que a abordagem lidou com condições adversas, como cobertura vegetal densa, interferência atmosférica (nuvens e fumaça) e a ausência de etapas extensas de pré-processamento.

“A pesquisa destaca a relevância do contexto amazônico e sugere extensões futuras que podem explorar arquiteturas de rede mais sofisticadas e incorporar pré-processamento adicional. Outras aplicações podem ser exploradas pela CNN e imagens de satélite, como monitoramento e controle do desmatamento amazônico”, afirmou.

Próximos passos

O estudo enfatiza que a metodologia não se limita ao Landsat 8 e Landsat 9 e, ao combinar as bandas espectrais de maneira adequada para revelar ocorrências de incêndio, as imagens de outros satélites podem ser integradas, aumentando a versatilidade da abordagem.

“Aumentar o número de imagens de treinamento levará, sem dúvida, a um modelo mais robusto. À medida que o conjunto de dados se expande, pode ser necessário ajustar a arquitetura da rede para lidar efetivamente com os dados adicionais. No entanto, essas modificações devem ser executadas com gerenciamento cuidadoso dos hiperparâmetros, utilizando métodos como validação cruzada, conforme empregado nesta pesquisa, para garantir o desempenho ideal e mitigar o risco de overfitting. Nós pretendemos, agora, ampliar a utilidade desse código para calcular a área devastada, por meio do algoritmo, de forma que ele consiga calcular a área que foi devastada por esses incêndios na floresta”, finalizou a pesquisadora.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Lula dá bronca em Vieira por dizer que EUA podem intervir no Brasil

Resposta enviada ao Congresso gerou desconforto no Palácio do Planalto; governo dos Estados Unidos classificou a avaliação como “absurda”.

há 13 minutos

Manaus

“Calorão” leva moradores a tomar banho na escadaria do Porto de Manaus

Um dos registros chamou atenção por mostrar um homem realizando higiene íntima no local.

há 21 minutos

Brasil

Deputado do PT destinou mais de R$ 409 mil em verba pública para aluguel de imóvel pertencente a assessora

Gabinete afirma que contrato de locação foi firmado anos antes da contratação da servidora e nega qualquer irregularidade.

há 48 minutos

Manaus

T4 às escuras: falta de energia causa transtorno na Zona Leste de Manaus

Falta de iluminação no Terminal aumentou a sensação de vulnerabilidade entre os usuários do transporte coletivo.

há 53 minutos

Eleições 2026

Vereadores de Manaus declaram apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade ao Governo do Amazonas

Grupo de parlamentares participou do ato político promovido pela Federação União Progressista, que marcou o lançamento da pré-campanha do governador à reeleição.

há 1 hora