Redação AM POST
Com o formato mais prático e informatizado, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), do Governo do Estado, é emitida de forma gratuita. As pessoas que foram atendidas até os últimos 90 dias, mesmo que tenham solicitado o modelo antigo de identidade, receberão a CIN. Ou seja, quem foi atendido dentro deste prazo não precisará pedir novo agendamento, pois já receberá a nova Identidade.
PUBLICIDADE
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) também pede que neste primeiro momento, as vagas de agendamentos sejam prioritárias para as pessoas que necessitam do documento com urgência.
Além disso, é importante que após o agendamento pela internet, a pessoa compareça à unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), pois quando há falta, prejudica a vaga de quem poderia ter sido atendido.
Emissão
Na capital amazonense, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
PUBLICIDADE
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que coordena o processo de emissão, garante que não é necessário que o cidadão corra para fazer o agendamento do novo documento, isso porque os modelos antigos de Registros Geral (RG) terão validade até fevereiro de 2032.
Mas antes, é necessário que se realize um agendamento por meio do link cinam.ssp.am.gov.br disponível no site da SSP-AM www.ssp.am.gov.br e da Polícia Civil do Amazonas www.policiacivil.am.gov.br.
PUBLICIDADE
O número oficial da nova carteira é a inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), mas o novo formato permite ainda o acréscimo de outras documentações opcionais, gerando um documento unificado. A nova carteira é válida para todo o país, com comprovações biográficas e biométricas antes da emissão da carteira.