Pesquisar por em AM POST

Amazonas

PGE-AM opina sobre Luan, pequeno gênio de 11 anos pular de ensino para ingressar na UEA

Ele foi aprovado no curso de Licenciatura em Matemática na UEA.

  • Por AM POST

  • 04/03/2024 às 21:56

  • Leitura em 1 minuto

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – A Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas), se posicionou contra o avanço de série do estudante amazonense Luan Gabriel Aguiar Gama, de 11 anos, aprovado no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado do Amazonas no vestibular do ano passado.

O procurador do Estado Marcelo Augusto da Cunha defende que as etapas previstas na legislação brasileira: pré-escola, ensino fundamental e ensino médio.

PUBLICIDADE

Luan conseguiu alcançar 41,6 pontos na primeira fase do certame e 50,72 na segunda. Com isso, ele ficou na 13ª colocação da classificação final dos aprovados, com uma nota final de 46,19.

O procurador destacou que a interrupção do ensino básico, suprimindo toda a etapa do ensino médio, impedirá que se alcançassem as finalidades definidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e não  é minimamente razoável acreditar que uma criança de 11 (onze) anos de idade tenha maturidade para o ensino superior.

O amazonense ficou conhecido pela participação no quadro “Pequenos Gênios” do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. Ele recorreu à Justiça para ser submetido ao exame de avanço de curso e, com isso, obter certificado de conclusão do ensino fundamental e ensino médio, já que ainda está no 6º ano do ensino fundamental.

PUBLICIDADE

A família de Luan enfrentou uma longa batalha judicial para conseguir o direito de ingressar no ensino superior. Na sentença, foi reconhecida a superdotação do garoto. Essa passagem do ensino fundamental direto ao ensino superior previsto pela lei para casos excepcionais como esse.

*Redação AM POST

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank