Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Pista de pouso e decolagem de aviões de Pauini representa perigo para a população do município

Duas pessoas já morreram por conta de acidentes com aviões de pequeno porte no local.

  • Por AM POST

  • 10/03/2021 às 18:13

  • Atualizado em 10/03/2021 às 21:36

  • Leitura em dois minutos

Redação AM POST

A pista de pouso e decolagem do município de Pauini, distante 923 quilômetros de Manaus, oferece bastante perigo aos transeuntes, motoqueiros, ciclistas e motoristas de carros de pequeno e grande porte que passam pelo local. Nas redes sociais moradores da cidade chamam atenção das autoridades para o que é tema bastante delicado.

PUBLICIDADE

Segundo os internautas a pista de pouso e decolagem fica no meio da cidade e deveria ser removida do lugar para construção de um novo aeródromo, pois era é perigo para a população da cidade, já que em tempos antigos, houveram vítimas fatais por conta de acidentes com aviões de pequeno porte.

Em agosto de 2012, um homem identificado como Idevânio Vieira de Souza, trafegava em uma motocicleta pela pista do aeroporto e teve sua cabeça decepada pela asa da aeronave PT-RPU, da Ortiz Taxi Aéreo, de Rio Branco, que realizava o procedimento rotineiro de pouso. Outro caso aconteceu em 2018 quando o avião Sêneca, Prefixo PT-RXQ, que estava em solo, em processo de frenagem após o pouso, atingiu Adilson dos Santos Pereira. A vítima sofreu traumatismo craniano e faleceu ainda na pista.

O prefeito da cidade, Renato Afonso, chegou a defender durante sua campanha eleitoral no ano passado, a construção de um novo aeródromo. Após tomar posse mudou de ideia e optou para que a secretaria de obras fizesse apenas uma operação tapa buraco na pista usando cimento.

PUBLICIDADE

Recentemente o tema foi debate durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) onde o deputado estadual Berlamino Lins defendeu o processo de revitalização da pista de pouso do aeroporto da cidade de Pauini, prometida pelo governador Wilson Lima durante visita ao município.

“O governador assumiu compromisso com o prefeito Renato Afonso no sentido de determinar imediatamente uma equipe da Seinfra para realizar um levantamento visando a recuperação e o recapeamento da pista de pouso do aeroporto de Pauini, e anunciou que ainda este ano voltará ao município para inaugurar a pista devidamente recapeada”, disse o parlamentar. 

PUBLICIDADE

O Mistério Público do Estado do Amazonas pediu que fosse construído um novo aeródromo na cidade, mas a Justiça Estadual determinou que fossem realizadas obras na pista já existente. O MP não recorreu e cobra a realização das obras de reforma e adequação do aeródromo de Pauini fazendo com que opere dentro das normas determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil.

O AM Post apoia a causa autista
blank

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

- Winaldario Santos

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank