A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Plínio Valério apoia investigação de fraudes no INSS e manda indireta para Omar e Braga: “jamais envergonharia o Amazonas”

Parlamentar foi o único do Amazonas no Senado a assinar o requerimento que propõe a instalação da Comissão.

Por Natan AMPOST

08/05/2025 às 13:04 - Atualizado em 08/05/2025 às 13:05

Notícias do Amazonas – O senador Plínio Valério (PSDB) se destacou como o único representante do Amazonas no Senado a assinar o requerimento que propõe a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar supostas fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A proposta visa apurar irregularidades que, segundo denúncias, vêm causando prejuízos expressivos aos cofres públicos e prejudicando a população mais vulnerável.

PUBLICIDADE

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Plínio reforçou seu apoio à iniciativa e deixou no ar uma possível crítica velada aos colegas de bancada, os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), que são apoiadores do governo Lula (PT) e optaram por não assinar o requerimento. “Eu fui o terceiro a assinar aqui no senado e assinarei quantas vezes forem necessárias. […] Eu jamais envergonharia o Amazonas. Estou aqui para lutar pelo Amazonas não para envergonhar”, disse.

O senador tucano também destacou a importância de uma apuração rigorosa das fraudes no sistema previdenciário. A movimentação ocorre em meio à crescente pressão popular por mais transparência e combate à corrupção dentro dos órgãos públicos.

Na Câmara dos Deputados, a bancada amazonense tem se mostrado majoritariamente favorável à CPMI. Dos oito parlamentares federais do estado, seis já declararam apoio formal à investigação: Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Silas Câmara (Republicanos), Pauderney Avelino e Fausto Júnior (ambos do União Brasil).

Por outro lado, os deputados federais Átila Lins e Sidney Leite, ambos do PSD — mesmo partido de Omar Aziz —, ainda não se manifestaram sobre o tema, mantendo o silêncio enquanto a proposta de criação da CPMI ganha força no Congresso.

O protocolo do requerimento para uma comissão mista, a CPMI, foi adiado por duas semanas. A expectativa é que o presidente da Câmara, Hugo Motta, mostre mais disposição para a investigação do que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é considerado próximo ao governo Lula.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Operação apreende 34 quilos de maconha e prende dois suspeitos em Manaus

Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas.

há 8 minutos

Amazonas

TCE-AM destaca avanços do programa educacional e amplia atuação em 59 municípios do Amazonas

Iniciativa do Tribunal de Contas já alcança mais de 3,5 mil escolas e contabiliza milhares de ações voltadas à melhoria da educação.

há 32 minutos

Manaus

Cartório fecha as portas após intervenção da Justiça e protesto de funcionários em Manaus

Corregedoria afirma que medida foi adotada após indícios de irregularidades e garante monitoramento para evitar prejuízos aos usuários.

há 35 minutos

Tecnologia

Redes sociais superam TV, jornais e portais como principal fonte de notícias no mundo, aponta estudo

Facebook, YouTube e TikTok lideram consumo de notícias, enquanto confiança na mídia tradicional atinge o menor nível já registrado.

há 43 minutos

Amazonas

UEA prorroga inscrições para especialização em ESG e Indústria 4.0 até julho

Curso de pós-graduação oferece 60 vagas para profissionais de diferentes áreas.

há 52 minutos