A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

PMs e guarda municipal suspeitos de estuprar indígena são presos no Amazonas

Mandados foram cumpridos pelas Polícias Civil e Militar, em Manaus, Tabatinga e Santo Antônio do Içá.

Por Hugo Guimarães

26/07/2025 às 13:15 - Atualizado em 05/08/2025 às 00:33

Foto: Reprodução

Notícias do Amazonas – Quatro homens — três policiais militares e um guarda municipal —, suspeitos de estuprar uma mulher indígena da etnia Kokama durante custódia irregular em uma delegacia no interior do Amazonas, foram presos neste sábado (26/07), menos de 24 horas após o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentar pedidos de prisão preventiva à Justiça.

PUBLICIDADE

Outros dois PMs — um de férias e outro em missão —, devem se entregar nas próximas horas, conforme informações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAM.

Leia mais: MP-AM pede prisão de policiais acusados de estuprar mulher indígena com bebê preso na cela

Os mandados foram cumpridos por equipes das Polícias Civil e Militar nos municípios de Manaus, Tabatinga e Santo Antônio do Içá, onde os suspeitos ainda estavam em atividade. As prisões foram solicitadas no final da tarde de ontem (25), no âmbito no Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela Procuradoria-Geral de Justiça, e deferidos pelo juiz Édson Rosas.

Os policiais presos estavam em Tabatinga (1), Manaus (1) e Santo Antônio do Içá (1) — onde também estava o guarda municipal. Os dois policiais restantes, que devem se entregar nas próximas horas, estão em Tabatinga.

Nos pedidos de prisão preventiva, o MPAM argumentou risco à ordem pública, à integridade da vítima, à conveniência da instrução penal e à possibilidade de reiteração criminosa. Também foram requeridos o afastamento das funções públicas dos denunciados e a suspensão do porte de armas, com fundamento no art. 254 do Código de Processo Penal Militar.

PUBLICIDADE

No depoimento prestado ontem (25/07) às promotoras de Justiça Priscila Pini e Lilian Nara, a vítima confirmou os abusos, além de relatar atos de humilhação, tortura e intimidação por parte dos agressores. Ela também afirmou que, após ser transferida para a Cadeia Pública Feminina de Manaus, policiais militares foram até a casa de sua mãe, em Santo Antônio do Içá, para fazer ameaças, em tentativa de silenciar a vítima e a família.

Para a procuradora-geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, as prisões representam um passo decisivo na responsabilização dos agentes envolvidos. “Estamos diante de uma violação extrema dos direitos humanos, praticada por aqueles que tinham o dever de proteger. O MPAM seguirá atuando com firmeza para garantir justiça à vítima, proteção à sua família e a punição de todos os culpados”, afirmou.

O processo criminal sobre o caso tramita em segredo de Justiça, a fim de garantir a segurança da mulher e a integridade da apuração dos fatos.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Parintins

Jurado desativa redes sociais após nota 9,8 para Galera do Garantido no Festival de Parintins

Decisão ocorreu após forte repercussão entre torcedores do boi vermelho e branco, que contestam a avaliação do item Galera durante a apuração do festival.

há 42 segundos

Manaus

Mulher é arremessada de motocicleta após colisão em Avenida de Manaus

Acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (1º), na Zona Oeste da capital. Passageira da motocicleta foi lançada ao asfalto após o impacto.

há 18 minutos

Amazonas

CNI pede preservação de incentivos da Zona Franca de Manaus, mas Receita Federal nega

Parecer da Receita contraria pedido da CNI sobre incentivo da Zona Franca.

há 30 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro reúne lideranças femininas em Brasília; presença de Michelle segue indefinida

Encontro faz parte da estratégia da pré-campanha para ampliar o diálogo com o eleitorado feminino em meio à crise entre o senador e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

há 31 minutos

Polícia

Corpo de homem é encontrado amarrado no Puraquequara, em Manaus

Equipes da Polícia Civil foram acionadas para investigar as circunstâncias da morte.

há 39 minutos