Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Polícia Federal desarticula esquema de empréstimos fraudulentos contra a Caixa em Manaus

Operação Expurgatio identificou quadrilha atuante desde 2016 no Amazonas; prejuízo ultrapassa R$ 941 mil.

Por Hugo Guimarães

07/08/2025 às 08:25 - Atualizado em 07/08/2025 às 09:50

  • Sure! Please provide the content you'd like summarized.

Este resumo foi gerado automaticamente por inteligência artificial.

Foto: Divulgação

Notícias do Amazonas – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Expurgatio para combater um esquema criminoso de fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal (CEF). A ação ocorreu simultaneamente em Manaus (AM) e João Pessoa (PB), com o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, um de prisão preventiva e quatro medidas cautelares.

PUBLICIDADE

As investigações revelaram a atuação de uma organização criminosa especializada em estelionato bancário, responsável por abrir contas e contratar empréstimos em nome de terceiros — inclusive servidores públicos — utilizando documentos falsificados. Os valores obtidos eram, em seguida, movimentados por meio de transferências para beneficiar os verdadeiros articuladores da fraude.

A PF identificou dois núcleos operacionais distintos. O primeiro, com forte atuação no Amazonas, coordenava ações em diferentes municípios, selecionando perfis de vítimas, articulando a ida dos criminosos às agências e intermediando os valores, que eram repassados a um dos integrantes após desconto de 10% referente à fraude.

Leia mais: Ex-prefeito de Iracema é preso em flagrante pela PF por corrupção eleitoral, associação criminosa e lavagem de dinheiro

Já o segundo núcleo operava no Amazonas, mas direcionava os recursos obtidos ilicitamente a uma pessoa física na Paraíba. A investigação aponta que muitos dos fraudadores moravam próximos uns dos outros, o que indica associação entre os envolvidos.

Mesmo com passagens anteriores pela Justiça Federal e Estadual, parte dos investigados reincidiu nos crimes. Estima-se que o prejuízo causado pelas fraudes ultrapasse R$ 941 mil.

A PF segue com as apurações para identificar outros possíveis integrantes do esquema e rastrear o destino dos valores desviados.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro diz que pai é vítima da “maior farsa” do Brasil ao lançar candidatura à Presidência

Durante convenção nacional do PL, senador oficializou candidatura ao Palácio do Planalto e defendeu Jair Bolsonaro.

há 6 minutos

Brasil

Homem filmado se masturbando atrás de mulher em academia de condomínio é preso

Suspeito de 21 anos foi localizado escondido em uma casa em construção e responderá por importunação sexual.

há 23 minutos

Polícia

PM preso por suspeita de envolvimento na morte de investigador acusa Polícia Civil de plantar drogas em veículo em Manaus

Cabo da PM gravou áudio chorando, negando participação no crime e afirmando que entorpecentes foram colocados em sua picape.

há 25 minutos

Manaus

Má-fé ou sensacionalismo? Alessandra Campelo acusou Kamila Fernanda de sequestro e associação criminosa, mas MP não deu prosseguimento a denúncia

Denúncia apresentada pelo MP afasta crimes mais graves inicialmente investigados pela Polícia Civil.

há 45 minutos

Eleições 2026

Amom Mandel debocha e diz que foi à convenção de Omar Aziz “porque é obrigatório”

Deputado participou da convenção que oficializou Omar como candidato ao Governo, mas afirmou que compareceu apenas por obrigação.

há 46 minutos