O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Por irregularidades, presidente do TCE suspende licitação em Pauini para Contratação de escritório de advocacia

A prefeitura restringiu a ampla concorrência ao não disponibilizar o edital de forma eletrônica.

Por Natan AMPOST

11/06/2022 às 18:59

Redação AM POST

O conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, Érico Desterro, suspendeu, no início da tarde desta quinta (9), o Pregão Presencial nº 024/2022 da Prefeitura de Pauini para Contratação de escritório de advocacia de prestação de serviços especializados de assessoria e consultoria jurídica para o município.

PUBLICIDADE

A prefeitura divulgou o aviso de licitação no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Amazonas no último dia 2, com previsão do certame para o próximo dia 15, mas restringiu a ampla concorrência ao não disponibilizar o edital de forma eletrônica e condicionar o acesso ao documento à retirada na sede da Comissão de Licitação em Pauini, o que fere os princípios constitucionais vigentes.

Segundo explicação do presidente, comumente a análise do mérito da representação é feita pelo relator das contas, neste caso o auditor Alber Furtado, mas como ele está de férias, cabe à presidência, conforme legislação interna, “deliberar sobre as medidas urgentes”.

Ao deferir o pedido de medida cautelar, o presidente afirmou, em seu despacho, que o gestor tratou claramente com desdém o princípio da publicidade, restringindo o caráter competitivo da licitação, apesar de todo avanço da tecnologia, afastando a busca saudável pela oferta mais vantajosa para a administração.

PUBLICIDADE

“A lei (de Acesso à Informação) é expressa quanto a obrigatoriedade da disponibilidade dos editais na internet, e deve ser seguida por órgãos e entidades públicas de todos os poderes e de todos os entes federativos, entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos”, relembrou, ao destacar que a suspensão ocorre em nome da proteção e garantia dos direitos envolvidos e do interesse público.

Prazo
Ao prefeito e à Comissão de Licitação de Pauini, o presidente concedeu o prazo de 15 dias para apresentação de justificativas e direito ao contraditório.

PUBLICIDADE

Caso queira continuar com o certame, o gestor, além de responder à presidência, precisa tornar público o edital do pregão, ora suspenso.

O despacho de admissibilidade/cautelar está publicado no DOE de hoje, a partir da pagina 110.

PUBLICIDADE

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Manaus

Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner é cotado para ser o novo papa; entenda

Nomeado cardeal em agosto de 2022 por Francisco, Dom Leonardo representa uma esperança para a Igreja na Amazônia.

há 1 hora

Manaus

Seis apostas de Manaus premiam apostadores na Dupla Sena de Páscoa

Ganhadores de Manaus e São Paulo faturam prêmios milionários.

há 2 horas

Amazonas

Governador Wilson Lima lamenta a morte do Papa Francisco: “dedicou sua vida aos pobres e à justiça social”

Político destaca legado de compaixão e justiça social do pontífice em mensagem nas redes sociais.

há 2 horas

Brasil

Lula lamenta a morte do Papa Francisco e decreta luto de sete dias no Brasil: “uma voz de respeito e acolhimento”

Presidente destacou legado de amor, tolerância e solidariedade do pontífice.

há 3 horas