Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeita de Manacapuru entra na mira do TCE por suspeita de irregularidades em licitação

A decisão foi proferida pelo conselheiro-relator Júlio Assis Corrêa Pinheiro e publicada no Diário Eletrônico do TCE-AM.

Por Jonas Souza

23/04/2025 às 16:38 - Atualizado em 23/04/2025 às 21:18

Notícias de Manacapuru – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) determinou, nesta terça-feira (22), que a prefeita de Manacapuru, Valcileia Flores Maciel (MDB), apresente defesa, em até cinco dias úteis, diante de uma representação que aponta possíveis irregularidades em uma licitação para o transporte escolar fluvial e terrestre no município.

A decisão foi proferida pelo conselheiro-relator Júlio Assis Corrêa Pinheiro e publicada no Diário Eletrônico do TCE-AM. Também foi notificada a presidente da Comissão Permanente de Licitação do município, Maycita Nayana de Menezes Pinheiro.

PUBLICIDADE

A representação questiona o Pregão Presencial SRP nº 002/2025, destinado à contratação de empresa para transporte de alunos da zona rural. A denúncia foi apresentada pela empresa F. C. Transporte e Turismo EIRELI, que alega uma série de irregularidades no processo.

Entre as acusações, está a suposta habilitação indevida da Cooperativa de Transporte Coletivo Fluvial e Terrestre do Estado do Amazonas (COOTRAFET), que teria sido admitida sem apresentar documentos obrigatórios, como o SPED Fiscal, e ainda teria feito declaração falsa de enquadramento como Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte (ME/EPP), o que configuraria falsidade ideológica.

Além disso, a denunciante afirma que sofreu tratamento desigual no certame, sendo submetida a exigências rigorosas, enquanto a COOTRAFET teria recebido tratamento favorecido.

Outro ponto citado são os indícios de conluio entre empresas concorrentes, como RIOS e C.A. (Vitória Transporte), que teriam apresentado lances elevados seguidos de reduções mínimas, encerrando rapidamente a disputa. A representação também aponta a prática do chamado “paredão”, em que uma empresa oferece valor idêntico ao orçamento da administração, enquanto propostas levemente inferiores são desclassificadas.

Diante das acusações, o conselheiro optou por notificar as partes antes de decidir sobre possível suspensão do contrato. Entre as medidas determinadas estão:

PUBLICIDADE
  • Notificação da prefeita e da presidente da comissão de licitação, com prazo de cinco dias úteis para manifestação sobre as supostas irregularidades;

  • Autorização para uso do sistema Domicílio Eletrônico de Contas (DEC), ou outros meios, para envio da notificação;

  • Retorno dos autos à relatoria após o prazo, com ou sem manifestação;

  • Aplicação de multa em caso de descumprimento da notificação.

O prazo final para apresentação da defesa é 29 de abril de 2025. A análise do TCE-AM decidirá se o contrato será suspenso preventivamente ou se os serviços continuarão até julgamento final do caso.

Confira na integra Notificação-Manacapuru

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

O que se sabe sobre a morte do investigador da Polícia Civil durante operação contra o tráfico em Manaus

Investigador do Denarc foi baleado durante confronto no bairro Alvorada; operação resultou em prisões, apreensão de drogas e morte de um suspeito.

há 3 horas

Manaus

Prefeitura inicia recuperação de 10 complexos viários para reforçar segurança e mobilidade em Manaus

Obras incluem recuperação estrutural, nova pavimentação, sinalização e revitalização com grafites em diferentes regiões da capital.

há 4 horas

Polícia

Homem é preso com drogas e balança de precisão durante ação da PM no Jorge Teixeira

Suspeito de 24 anos foi detido após denúncia de tráfico na zona Leste de Manaus; drogas e materiais usados na comercialização foram apreendidos.

há 4 horas

Polícia

Homem é preso após ameaçar motociclista com pistola na Zona Sul de Manaus

Suspeito, que se apresentou como CAC, foi flagrado com arma, carregadores e munições após intimidar motociclista na Avenida Borba.

há 5 horas

Brasil

Vídeo de Michelle e Bolsonaro de IA: o que marcou lançamento de Flávio à Presidência

Evento em São Paulo reuniu lideranças da direita, discursos contra o PT e marcou o lançamento oficial da campanha do senador à Presidência da República.

há 5 horas