Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeito de Coari é alvo do MP-AM após 7 obras de escolas públicas estarem paradas

Prefeito tem 30 dias para prestar informações sobre os status das obras.

Por Jonas Souza

05/12/2024 às 21:33

A paralisação das obras de sete escolas municipais em Coari levou o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) a instaurar um procedimento administrativo para fiscalizar o cumprimento do Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. A iniciativa é conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Coari, sob a responsabilidade do promotor Bruno Escórcio Cerqueira Barros, que ressaltou a importância de assegurar o direito à educação.

PUBLICIDADE

“O objetivo é acompanhar a efetivação desse direito por meio da retomada das construções escolares”, declarou o promotor de Justiça.

O procedimento tem base no artigo 129 da Constituição Federal, que atribui ao Ministério Público a defesa dos direitos fundamentais, como o acesso à educação, além de outros dispositivos legais que reforçam a prioridade a crianças e adolescentes. O promotor enfatizou que o direito à educação é essencial para o desenvolvimento da cidadania e para a qualificação profissional dos alunos.

A portaria publicada no Diário Oficial do MPAM determina que o município de Coari preste, em até 30 dias úteis, informações sobre o status das obras das escolas e a adesão ao Pacto Nacional junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A promotoria busca esclarecimentos detalhados sobre as sete unidades escolares paralisadas.

Segundo a Prefeitura de Coari, chefiada pelo prefeito Keitton Wyllyson Pinheiro Batista, a documentação necessária para a repactuação foi enviada ao FNDE nos dias 22 e 23 de novembro de 2023. Entre as obras, seis estão em análise pelo órgão, enquanto uma delas terá prestação de contas diretamente no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC).

A Secretaria Municipal de Educação, por meio de um ofício, destacou que está empenhada em destravar os processos e retomar as obras paralisadas, “reafirmando o compromisso com a população local”.

PUBLICIDADE

Próximos passos

O MPAM aguarda a conclusão das diligências ou o término dos prazos estipulados para avaliar as respostas e tomar novas providências, se necessário.

O Ministério Público reforça que continuará acompanhando de perto o caso para garantir a retomada das obras e, consequentemente, o pleno funcionamento das unidades de ensino em benefício da comunidade escolar de Coari.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Luana Piovani diz que fuma maconha na frente dos filhos: “Fumo todo dia”

Atriz afirmou que nunca desenvolveu dependência e defendeu a naturalidade com que trata o assunto em Portugal, país onde vive atualmente.

há 21 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade anuncia casa de acolhimento para pessoas em situação de rua no Centro de Manaus

Espaço será entregue até o fim de agosto e terá capacidade para atender mais de 50 pessoas por dia com banho, alimentação, descanso e assistência social.

há 34 minutos

Brasil

Homem é executado com mais de 40 tiros por pistoleiros após sair de culto

Jeferson Durval dos Santos, de 29 anos, foi assassinado durante uma sequência de disparos na Boca do Rio. A Polícia Civil investiga a autoria e a motivação do crime.

há 51 minutos

Política

Maria do Carmo defende rigor contra agressores, mas mantém aliança com Rosses, que já foi denunciado por violência doméstica

Enquanto cobra punição mais dura para agressores de mulheres, Maria do Carmo enfrenta questionamentos sobre o apoio político ao vereador Coronel Rosses.

há 1 hora

Brasil

Rombo bilionário: Operação mira advogado Nelson Wilians por fraude de R$3,8 bilhões com créditos de ICMS

Ação cumpre 38 mandados de busca e apreensão e investiga esquema que teria causado prejuízo superior a R$ 3,8 bilhões aos cofres públicos. Defesa do advogado ainda não se pronunciou.

há 2 horas