Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeito de Iranduba rejeita instalação de aterro sanitário e mantém lixão a céu aberto

Em nota pública divulgada nas redes sociais, o prefeito classificou o projeto como “ilegal e inconstitucional”.

Por Jonas Souza

06/11/2025 às 15:58

Notícias do Amazonas  – O prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (União Brasil), decidiu se posicionar contra o projeto de instalação de um aterro sanitário com tecnologia moderna e controle ambiental permanente, que seria implantado no município pela empresa Norte Ambiental, sob o nome de Sistema de Tratamento e Destinação de Resíduos (STDR).

PUBLICIDADE

Leia mais: Ipaam autoriza mais de 300 mil metros cúbicos de madeira para produção legal no Amazonas

Em nota pública divulgada nas redes sociais, o prefeito classificou o projeto como “ilegal e inconstitucional”, alegando que a proposta fere a autonomia municipal e que Iranduba não autorizou o recebimento de resíduos de Manaus ou de outros municípios.

Decisão que vai na contramão da sustentabilidade

A decisão do prefeito ocorre em um momento em que o Brasil busca cumprir as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), que desde 2014 determina o fim dos lixões a céu aberto e a adoção de sistemas modernos de tratamento e destinação ambientalmente adequada de resíduos.

O projeto rejeitado previa monitoramento ambiental 24 horas, impermeabilização do solo, tratamento completo do chorume e cumprimento integral das normas ambientais vigentes, o que reduziria impactos e traria soluções sustentáveis para a região metropolitana de Manaus. O  projeto contemplaria infraestrutura técnica e legal para transformar resíduos em fonte de energia e reduzir a pressão sobre o meio ambiente, conforme modelos já adotados em estados como São Paulo e Paraná.

Argumentos da Prefeitura

O prefeito, no entanto, argumenta que o aterro representaria riscos sociais e ambientais, afetando cerca de 1.700 famílias de pequenos agricultores e o potencial turístico de Iranduba. Segundo a nota, o município tomará medidas administrativas e judiciais para impedir o empreendimento.

“Ser prefeito é cuidar das pessoas e proteger o que é nosso.  Não aceitaremos decisões impostas de fora, que desrespeitam a nossa cidade, a nossa gente e a nossa natureza. Vamos defender Iranduba com coragem, dentro da lei e com o coração voltado ao nosso povo.
Porque Iranduba tem dono — e o dono é o seu povo”, declara nas redes.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Vídeo mostra cabo da PM trocando placa de carro investigado após morte de policial do Denarc em Manaus

Bruno Everson Pinto dos Santos foi preso durante operação que apreendeu mais de uma tonelada de drogas.

há 39 minutos

Esporte

Nacional elimina Iguatu nos pênaltis e fica a dois jogos do acesso inédito à Série C

Leão da Vila Municipal venceu por 5 a 4 nas penalidades após empate em 1 a 1 e chegou pela primeira vez às quartas de final da Série D.

há 57 minutos

Amazonas

Buscas por adolescente desaparecido em rio de Barreirinha chegam ao segundo dia neste domingo (26)

Rômulo Carneiro de Castro, de 12 anos, desapareceu nas águas do Paraná do Ramos.

há 2 horas

Amazonas

MP pede volta da prisão preventiva de gestante presa com quase 900 kg de drogas em operação que terminou com morte de investigador

Órgão recorre ao Tribunal de Justiça do Amazonas para derrubar decisão que concedeu prisão domiciliar à investigada.

há 10 horas

Brasil

Netanyahu declara apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro em vídeo exibido durante convenção do PL

Primeiro-ministro de Israel enviou mensagem ao candidato do PL durante evento que oficializou sua candidatura à Presidência.

há 10 horas