- Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (3), os servidores concursados do Hospital Regional José Mendes Valkimar Mendonça Sabino, conhecido como Val do Raio X e Joanilson Oliveira da Cruz, trouxeram à tona acusações de perseguição política contra o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim.
Os funcionários afirmam que receberam um comunicado da Secretaria Estadual de Saúde, datado de 1º de abril, informando que seriam remanejados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local, enquanto prestavam serviços no Hospital Geral José Mendes de Itacoatiara.
PUBLICIDADE
A denúncia apresentada pelos servidores alega que o remanejamento foi solicitado pelo prefeito após Val do Raio X declarar sua pré-candidatura a vereador de Itacoatiara, tendo Joanilson como seu apoiador. Ambos manifestaram apoio ao pré-candidato a prefeito, vereador Arnoud Lucas (Podemos), que é o principal opositor de Mário Abrahim.
“Quando eu levantei a sua bandeira, bati a foto com você e disse que sou seu apoiador e sou pré-candidato a vereador, ele não aceitou a minha opinião, tem que ser imposto a opinião dele, do prefeito. Ele faz isso com todos os funcionários públicos principalmente os da saúde. O meu amigo amigo Joanilson só porque é meu apoiador também está sendo perseguido sendo transferido para UPA. Isso não pode acontecer em Itacoatiara”, disse Val do Raio X.
PUBLICIDADE
View this post on InstagramPUBLICIDADE
De acordo com os denunciantes, a notícia da pré-candidatura e do apoio político teria enfurecido o prefeito, que teria então solicitado à Secretaria de Saúde o deslocamento dos funcionários para a UPA.
PUBLICIDADE
Diante desses acontecimentos, o vereador Arnoud Lucas agiu prontamente, decidindo ingressar com uma ação junto ao Ministério Público do Amazonas. Lucas formalizou uma denúncia de perseguição política contra os funcionários concursados e solicitou uma investigação rigorosa sobre o caso.