Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Prefeito de Parintins contesta na Justiça Federal resultado do Censo 2022 que aponta diminuição da população do município

Bi Garcia alega que haverá prejuízos nos repasses em outras áreas que também se baseiam no levantamento do IBGE.

  • Por AM POST

  • 30/06/2023 às 14:57

  • Atualizado em 30/06/2023 às 15:32

  • Leitura em 1 minuto

A prefeitura de Parintins (distante 396 quilômetros de Manaus) contesta na Justiça Federal os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Censo 2022, que aponta uma redução populacional da cidade de 116.439 para 96.972 habitantes.

Para o prefeito de Parintins, Bi Garcia (MDB), o levantamento do IBGE foi feito pela metade e os recursos foram insuficientes para alcançar toda a população.

PUBLICIDADE

É humanamente impossível aceitar isso, porque Parintins é a cidade que mais cresce no interior do Amazonas. Nós tínhamos uma população de 115.416 pessoas em 2010 e não é possível que 12 anos depois a gente tenha reduzido, pelo contrário, nós crescemos. O maior exemplo disso é o número de eleitores que a gente tem, que bate os 73 mil. Então, não é aceitável a cidade ter 96 mil habitantes e 73 mil eleitores, porque aqui sempre regulou 50% de eleitores”, disse ele em entrevista ao portal A Crítica.

Bi Garcia alega que haverá prejuízos nos repasses em outras áreas que também se baseiam no levantamento do IBGE. “São vários segmentos que vamos ter prejuízos”, destacou.

Veja levantamento:CENSO 2022 POPULAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

PUBLICIDADE

Veja também: Mãe tenta salvar filho e ambos morrem ao caírem de balsa.  Clique aqui.

Acompanha nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV.  Clique aqui.

PUBLICIDADE

Redação AM POST*

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank