Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeito e vice de Urucurituba podem perder mandatos após ação no TRE-AM

De acordo com a denúncia, os investigados teriam oferecido vantagens financeiras à comunidade local em troca de apoio político.

Por Jonas Souza

26/01/2026 às 16:29 - Atualizado em 28/05/2026 às 20:33

Resumo rápido

O prefeito de Urucurituba, Leôncio Carvalho, e o vice-prefeito, Francivaldo Libório, são alvos de uma ação no TRE-AM que pode resultar na cassação dos mandatos. Eles são acusados de oferecer dinheiro à comunidade em troca de apoio eleitoral durante a campanha de 2024.

Notícias do Amazonas  – O prefeito de Urucurituba, Leôncio Carvalho (PT), e o vice-prefeito Francivaldo Libório estão sendo investigados pela Justiça Eleitoral do Amazonas e podem perder seus mandatos. O caso tramita no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) e envolve acusações de irregularidades cometidas durante o período eleitoral.

PUBLICIDADE

Leia mais: Força-tarefa nacional capta órgãos em RO e transplanta fígado no Amazonas

As informações são do Portal BNC.

A ação é uma Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) e apura supostas práticas ilegais que teriam ocorrido às vésperas do pleito municipal.

Acusação envolve oferta de dinheiro por votos

De acordo com a denúncia, os investigados teriam oferecido vantagens financeiras à comunidade local em troca de apoio político. O episódio teria ocorrido em 24 de agosto de 2024, no centro paroquial da igreja católica do município.

PUBLICIDADE

Segundo a acusação, a conduta configura abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, infrações que podem levar à perda dos mandatos eletivos.

Ação foi apresentada por partido político

A investigação foi proposta pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), que aponta não apenas a suposta compra de votos, mas também a prática de outros crimes eleitorais durante a campanha municipal.

O partido sustenta que os atos teriam desequilibrado a disputa eleitoral, comprometendo a lisura do processo democrático no município.

Processo está sob relatoria no TRE-AM

O caso está sob a relatoria da desembargadora Nélia Caminha Jorge, responsável por conduzir a análise das provas e manifestações das partes envolvidas.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o TRE-AM poderá determinar a cassação dos mandatos do prefeito e do vice, além da aplicação de outras sanções previstas na legislação eleitoral.

A decisão final ainda depende do julgamento do mérito da ação. Até lá, Leôncio Carvalho e Francivaldo Libório permanecem no exercício de seus cargos, enquanto a Justiça Eleitoral analisa os elementos apresentados no processo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Sikêra Jr e RedeTV! perdem recurso e terão que pagar R$ 345 mil por ataques à comunidade LGBTQIA+

Turma confirmou por unanimidade que falas do apresentador no extinto ‘Alerta Nacional’ extrapolaram a liberdade de expressão e configuraram discurso de ódio.

há 34 segundos

Manaus

Cobra é encontrada sobre túmulo em cemitério de Manaus; veja vídeo

Serpente foi avistada por um trabalhador durante a limpeza de uma sepultura no Cemitério Tarumã, na Zona Oeste da capital.

há 9 minutos

Manaus

PF investiga desvio de 300 computadores da Receita Federal e prejuízo de R$ 350 mil

Investigação com apoio da Corregedoria aponta uso de termos de doação fraudados para retirar bens do órgão no RJ; servidor cedido e integrantes de Oscip são suspeitos.

há 12 minutos

Polícia

Idoso é preso acusado de estuprar a própria filha e quatro netas no Ramal do Santo Antônio, em Manaus

Suspeito de 64 anos cometeu os abusos por anos contra as netas de 7 a 12 anos e fazia ameaças para manter o silêncio das vítimas; prisão preventiva foi cumprida pela Depca na zona rural da capital.

há 58 minutos

Manaus

Micro-ônibus provoca grave acidente e deixa três feridos em Manaus

Colisão envolveu um micro-ônibus, uma motocicleta e um carro de passeio na Avenida Grande Circular, na Zona Leste da capital.

há 2 horas