A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Prefeitura de Borba entra na mira do Ministério Público por supostas falhas na transparência do município

Promotoria aponta falhas no Portal da Transparência e cobra cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Por Jonas Souza

08/01/2026 às 17:47 - Atualizado em 08/01/2026 às 18:04

Notícias do Amazonas  – O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu um procedimento para apurar possíveis indícios de improbidade administrativa envolvendo a Prefeitura de Borba, sob gestão de Toco Santana. A investigação tem como foco a desatualização do Portal da Transparência do município, ferramenta obrigatória para garantir o acesso da população às informações da administração pública.

PUBLICIDADE

Leia mais: Prefeitura de Tabatinga é alvo do TCE-AM após suspeitas de irregularidades em licitação

A apuração é conduzida pela Promotoria de Justiça de Borba e foi formalizada por meio de portaria assinada pelo promotor Alison Almeida Santos Buchacher. O documento destaca que a iniciativa busca assegurar o cumprimento da Constituição Federal e da Lei de Acesso à Informação (LAI), que garantem ao cidadão o direito de consultar dados de interesse coletivo e fiscalizar a gestão pública.

Segundo o Ministério Público, a ausência ou falha na divulgação de informações pode caracterizar violação aos princípios da administração pública, especialmente quando há recusa injustificada ou omissão no fornecimento de dados, conforme previsto no artigo 32 da LAI. O MP ressalta que a transparência ativa é essencial para o controle social e para o fortalecimento da democracia.

Como parte das diligências iniciais, o MPAM solicitou que o prefeito de Borba apresente, no prazo de 10 dias, esclarecimentos sobre os motivos da falta de atualização do Portal da Transparência, acompanhados de documentos que comprovem as justificativas apresentadas. Também foi requisitada a cópia integral de eventual processo licitatório relacionado à contratação de empresa responsável pela manutenção do sistema de transparência do município.

O Ministério Público reforçou que sua atuação tem como objetivo garantir a legalidade, a moralidade administrativa e o pleno exercício do direito fundamental de acesso à informação, acompanhando de perto a gestão dos recursos públicos municipais.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Mundo

Cabo Verde faz história na Copa, marca primeiros gols e arranca empate do Uruguai

Seleção africana buscou o empate por 2 a 2 e segue sonhando com classificação inédita às oitavas de final.

há 5 minutos

Polícia

Operação apreende drogas, armas e mais de 358 quilos de carne de caça e pescado ilegal no Amazonas

Ações em Codajás resultaram na prisão de uma mulher e causaram prejuízo ao crime organizado.

há 8 horas

Roraima

Teste de integridade das urnas é concluído com sucesso na eleição suplementar de Roraima

Auditoria da Justiça Eleitoral confirmou a segurança e a confiabilidade do sistema de votação eletrônica.

há 9 horas

Manaus

Prefeito Renato Júnior garante box comercial para vendedora de açaí após história viralizar na internet

Ação da gestão municipal busca formalizar atividade de microempreendedora e garantir sustento da família.

há 10 horas

Polícia

Cão farejador encontra mais de 21 quilos de cocaína escondidos em embarcação no Amazonas

Operação em Tonantins apreendeu 41 tabletes de pasta-base de cocaína e causou prejuízo milionário ao tráfico.

há 11 horas