Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeituras do AM têm até sexta (6) para responder questionário do = sobre pontes e viadutos

A colaboração dos gestores municipais é fundamental para o sucesso deste formulário.

Por Hugo Guimarães

04/10/2023 às 21:00 - Atualizado em 05/10/2023 às 10:49

Prefeituras do AM têm até sexta (6) para responder questionário do TCE-AM – Foto: Divulgação/TCE

Amazonas – Os 62 municípios do Amazonas têm até esta sexta-feira (6) para responder ao formulário disponibilizado pela Diretoria de Controle Externo de Obras Públicas do Tribunal de Contas do Amazonas (Dicop/TCE-AM) que tem como objetivo identificar a situação atual de conservação e manutenção de pontes, passarelas e túneis em diferentes estradas públicas do estado, as chamadas ‘obras de arte especiais’.

PUBLICIDADE

O questionário também é válido para as principais Unidades Gestoras do Estado, entre elas a Secretarias de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Superintendência de Habitação (Suhab), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Infraestrutura de Manaus (Seminf) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

O formulário pode ser acessado pelos gestores por meio do endereço virtual: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc_1TNAJBUhkGpvPPFu_mnbTKIq40ewwKOZeMFtA5ZkCXYytQ/viewform.

Desenvolvido com base na Cartilha de Manutenção oriunda de um acordo de cooperação técnica entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS) e o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), o questionário foi elaborado com base nas diretrizes do artigo 40 da Constituição Estadual, em conjunto com a Lei nº 2.423/1996, e em alinhamento com o Ofício Nº 274/2022-ATRICON.

Conforme o diretor da Dicop, Ronaldo Lima, a colaboração dos gestores municipais é fundamental para o sucesso deste diagnóstico, que pode resultar em oportunidades e benefícios significativos para a segurança das obras de arte especiais no estado, sobretudo em um momento de crise pela estiagem e queimadas em que o Amazonas está inserido.

“O levantamento visa garantir que as obras de arte especiais, como pontes, viadutos e passagens de nível, sejam mantidas adequadamente, especialmente durante períodos críticos como a estação seca. A Atricon, responsável pela orientação dessa ação, está direcionando esforços para aprimorar a fiscalização dessas estruturas e criar um manual de orientação com base no que foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul em colaboração com o CREA do estado”, explicou.

PUBLICIDADE

O diretor da Dicop também disponibilizou aos gestores o seu contato para que dúvidas possam ser dirimidas e para esclarecimentos pelo telefone (92) 3301-8125, no horário de 9:00h às 10:00h, de segunda a sexta-feira, ou através do e-mail [email protected].

“A colaboração das prefeituras do interior e da capital é essencial para assegurar a segurança das obras de arte especiais em todo o Amazonas e garantir o bem-estar da população que depende dessas estruturas vitais. O TCE-AM, por meio deste esforço conjunto, visa aperfeiçoar a gestão e manutenção dessas obras fundamentais para o estado”, concluiu Ronaldo Lima.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Manaus

Presidente da Âmbar Energia é convocado para explicar, na CMM, aumento nas contas de energia em Manaus

Consumidores relatam cobranças muito acima do valor habitual, sem bandeira tarifária vermelha, e concessionária terá de explicar os critérios de faturamento na CMM.

há 20 minutos

Amazonas

TRE-AM nega empréstimo de urnas eletrônicas para eleição do Boi Caprichoso

Tribunal informou que legislação eleitoral impede o uso de urnas eletrônicas em eleições não oficiais no período que antecede as Eleições Gerais.

há 22 minutos

Eleições 2026

Prefeito Renato Júnior reforça aliança com David Almeida: “Sempre que falarem o meu nome, lembrem também dele”

Durante lançamento do plano de governo, prefeito de Manaus afirmou que os dois compartilham o mesmo projeto político para o Amazonas.

há 27 minutos

Polícia

Polícia Federal encerra atividade de empresa de segurança clandestina durante fiscalização em casas noturnas de Manaus

Operação verificou o cumprimento da legislação sobre segurança privada.

há 43 minutos

Política

Justiça rejeita ação da família de Alexandre de Moraes contra senador Alessandro Vieira

Decisão da Justiça de São Paulo concluiu que declarações do senador estão protegidas pela imunidade parlamentar.

há 49 minutos