Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente do STJ reconhece pioneirismo do TCE-AM na fiscalização ambiental

Antonio Herman Benjamin ressaltou que o trabalho iniciado no Amazonas serviu de referência para todo o país.

Por Natan AMPOST

20/03/2025 às 16:28

Notícias do Amazonas – O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Antonio Herman Benjamin, destacou o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) como pioneiro no Brasil na atuação ambiental no controle externo. A declaração foi feita nesta quinta-feira (20), durante a abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas (ECP) e do Ouvidoria Day, promovidos pelo TCE-AM.

PUBLICIDADE

“O Tribunal de Contas do Amazonas foi o primeiro no país a atuar na fiscalização da questão ambiental em sentido amplo, abrangendo tanto a natureza quanto o ser humano. Quando um Tribunal de Contas age nessas áreas, seu impacto preventivo é imenso, muitas vezes superior ao do próprio Poder Judiciário, pois evita que problemas ambientais se agravem ao ponto de se tornarem irreversíveis”, afirmou o ministro Herman Benjamin lembrando que esteve presente nas primeiras atividades sobre o tema ainda na gestão do conselheiro Júlio Pinheiro.

Ele ressaltou que o trabalho iniciado no Amazonas serviu de referência para todo o país. “Esse pioneirismo se consolidou e foi levado adiante, posteriormente, pelo ministro Benjamin Zymler no Tribunal de Contas da União (TCU). Mas foi aqui, no TCE-AM, que essa atuação começou”, frisou.

O conselheiro Júlio Pinheiro, coordenador-geral da ECP, celebrou a presença dos ministros e destacou a importância do reconhecimento recebido. “É extremamente significativo receber aqui os ministros Herman Benjamin e Benjamin Zymler, dois grandes mestres que têm contribuído para o aprimoramento da atuação do nosso Tribunal. O reconhecimento do STJ reforça o compromisso do TCE-AM com uma fiscalização inovadora e de impacto real para a sociedade”, disse.

A fala do presidente do STJ ocorreu durante a cerimônia de abertura do ano letivo da Escola de Contas Públicas e o Ouvidoria Day, eventos que reuniram autoridades nacionais e internacionais no TCE-AM.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 135 milhões

Próximo sorteio será realizado na terça-feira (4).

há 24 minutos

Brasil

Michelle Bolsonaro é internada em Brasília após crise de enxaqueca persistente

Ex-primeira-dama informou que está hospitalizada para realizar exames e pode não participar da convenção do PL, que deve oficializar sua candidatura ao Senado pelo Distrito Federal.

há 1 hora

Polícia

Homem é morto a pauladas dentro de casa enquanto dormia na zona Leste de Manaus

 A esposa e os filhos dela são apontados como suspeitos e estão sendo procurados.

há 2 horas

Amazonas

Governo investe R$ 15,3 milhões em obras de pavimentação em Autazes

Programa Asfalta Amazonas contempla 13 ruas do município com serviços de recapeamento, recuperação viária e sinalização.

há 2 horas