A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Presidente do TCE-AM entrega à Justiça Eleitoral a lista de gestores com contas reprovadas

Com a lista, o TRE-AM terá tempo para tomar as devidas providências sobre as condutas de candidatos antes das eleições municipais.

Por Hugo Guimarães

29/07/2024 às 12:45 - Atualizado em 29/07/2024 às 19:01

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, formalizou nesta segunda-feira (29) a entrega ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) da lista de nomes de gestores públicos cujas contas foram reprovadas nos últimos oito anos pela Corte de Contas amazonense. A lista foi recebida pelo vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, em solenidade realizada no Plenário Desembargador João Meirelles, localizado na sede da Corte Eleitoral.

Contabilizando 399 reprovações de contas – sendo que alguns nomes de gestores se repetem em mais de uma ocasião – as rejeições são base para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, que considera os julgamentos do TCE para avaliar se o candidato pode ser candidato nas eleições. Conforme estabelece a legislação, o TCE-AM deveria realizar a entrega até o dia 15 de agosto.

PUBLICIDADE

TCE-AM entrega lista de contas irregulares ao TRE-AM

Posted by AM POST on Monday, July 29, 2024

TCE-AM entrega lista de contas irregulares ao TRE-AM

Posted by AM POST on Monday, July 29, 2024

Segundo a conselheira-presidente, a antecipação da entrega se deu pela importância de promover a transparência ao processo eleitoral, proporcionando tempo hábil para as devidas providências do TRE.

“A entrega antecipada desta lista é um reflexo da dedicação e do empenho do TCE-AM em cumprir suas atribuições com responsabilidade e respeito às leis, proporcionando ao TRE o tempo necessário para as devidas providências”, discursou a conselheira-presidente, Yara Amazônia Lins.

PUBLICIDADE

O vice-presidente do TRE-AM, desembargador Airton Gentil, reforçou a relevância da entrega antecipada das contas reprovadas levando em consideração etapas processuais relevantes para as definições de candidatos.

“As contas não foram aprovadas no Tribunal de Contas, mas não significa que esses candidatos estão condenados. Aqui no TRE eles passarão pelos ritos processuais que serão examinados, caso a caso, a partir do julgamento do juiz de primeiro grau. A conselheira Yara Amazônia Lins antecipou a entrega para que pudéssemos ter um tempo maior para definir aqueles possíveis impedidos de concorrer à eleição deste ano”, declarou o vice-presidente do TRE, desembargador Airton Gentil.

A entrega da lista contou com a participação do coordenador das Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Mauro Veras Bezerra, e do procurador regional eleitoral, Rafael da Silva Rocha. Representando o TCE-AM, também estiveram presentes a secretária do Tribunal Pleno, Bianca Figliuolo, o diretor jurídico, Rafael Albuquerque, e o servidor do TCE, Tiago Corrêa.

O TCE-AM informa que todos os casos presentes na lista já foram transitados em julgado, ou seja, não comportam mais recursos com efeito suspensivo. Também comunica que, logo, a listagem será divulgada pela Corte de Contas.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Cinco são presos e quase 2 mil litros de combustível contrabandeado são apreendidos na fronteira com a Bolívia

Operação da Polícia Federal identificou embarcações carregadas com combustível irregular às margens do Rio Mamoré, em Guajará-Mirim.

há 11 minutos

Brasil

Governo Lula aposta no diálogo para tentar barrar novo tarifaço dos Estados Unidos

Planalto vê espaço para negociação com a gestão de Donald Trump e busca evitar a aplicação de tarifas que podem chegar a 25% sobre produtos brasileiros.

há 27 minutos

Acre

Tragédia anunciada: Desabamento de ponte de R$ 36 milhões expõe incompetência de Sula Ximenes e Egleuson Santiago no Acre

Desabamento em Sena Madureira amplia pressão sobre dirigentes responsáveis por áreas ligadas à execução e fiscalização da obra.

há 37 minutos

Brasil

Indústria brasileira é a mais vulnerável à possível taxação dos EUA, apontam especialistas

Setores de máquinas, autopeças, plásticos, alumínio e bens industrializados estão entre os mais expostos às medidas comerciais propostas pelo governo norte-americano.

há 41 minutos

Política

Plínio Valério reafirma que não é bolsonarista e destaca: “Sou de direita porque dizem que eu sou”

Senador do PSDB voltou a dizer que não é bolsonarista, apesar de contar com apoio de parte do eleitorado conservador.

há 1 hora