O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Presidente do TJ do Amazonas alerta para a importância de concurso no interior

Ela lembrou também que a realização dos certames no interior são importantes para o período eleitoral.

Por Hugo Guimarães

03/02/2016 às 15:03

Após encerrar a solenidade de Abertura do Ano Judiciário 2016. realizada na manhã desta terça-feira, dia 2, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a presidente do Poder Judiciário, desembargadora Graça Figueiredo, concedeu entrevista na qual afirmou a necessidade da realização de concurso público para o interior do Estado.

“Precisamos fazer concursos para prestigiar as pessoas nos locais onde elas moram, no interior. Se fizermos concursos com a possibilidade da pessoa vir promovida para a capital, nunca faremos uma massa crítica e nem prestigiaremos as pessoas desses locais”, disse.

PUBLICIDADE

Ela lembrou também que a realização dos certames no interior são importantes, inclusive, para o período eleitoral. “Fazendo concurso, por exemplo, em Anori, para o cidadão que mora lá, fique lá, e faça carreira por lá, ele pode ser removido na calha do rio sem vir para a capital, tenho certeza que não teremos essa dificuldade em toda eleição municipal de ter que pedir ao prefeito para colocar funcionários da prefeitura para trabalhar nos cartórios. O TJAM trabalha no sentido de fazer concurso nas sub-regiões para que as pessoas fiquem fixadas nas regiões onde fizeram os concursos”.

Ainda durante a coletiva, a desembargadora-presidente revelou que nesta terça-feira, ela recebeu um comunicado da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), por meio do Setor de Economia do TJAM, de que o Poder Judiciário passará por “um arrocho de 31% a menos no repasse do duodécimo”.

“Ano passado o déficit foi de R$ 56 milhões que teria que ser repassado. Já nos disseram que, do nosso duodécimo, cuja previsão era de R$ 590 milhões, serão reduzidos 31% – o que é muito. Prejudica muito a produtividade, pois temos uma capilaridade de 61 comarcas, mais oito prédios na capital. O tribunal não é somente a sede, e temos os fóruns, juízes no interior, e precisamos dar manutenção com esse salário dos nossos servidores que é pago com o nosso duodécimo”.

PUBLICIDADE

Para enfrentar a crise econômica que assola o país, Graça Figueiredo declarou que “estava preparada para a recessão desde o início da minha gestão”. “Fiz cortes, diminui gastos e reuni periodicamente – pelo menos a cada três meses – com todos os setores, para que nós não passássemos aperto, como não passamos em 2015. Espero que essa previsão dos 31% que é tão negativa, não se confirme”.

Ao ser questionada sobre as obras e reformas realizadas pelo TJAM, a desembargadora-presidente esclareceu que a verba utilizada para esses fins é fruto do fundo de reaparelhamento do Judiciário. “As obras em andamento não serão afetadas, pois o tribunal tem dois tipos de renda. A primeira é oriunda do duodécimo, que vem do percentual que é distribuído aos outros poderes. Ou seja, legislativo e judiciário não são órgãos arrecadadores, só o Poder Executivo, então, constitucionalmente, ele tem que repassar o duodécimo. O outro, que é do reaparelhamento da justiça, é de onde sai o dinheiro para pagamento de construções, reformas de fóruns e concursos. Os fundos de reaparelhamento da justiça são oriundos das custas e depósitos. Esse repasse não paga salários”, finalizou.

PUBLICIDADE

Fonte: Bruno Marzieri/TJAM

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Mundo

Irã lança mísseis contra Tel-Aviv e deixa feridos em Israel, confira imagens após ataques

De acordo com as Forças de Defesa de Israel (IDF), foram disparados menos de 100 mísseis.

há 16 minutos

Mundo

Irã ameaça Israel após bombardeio matar comandante da Guarda Revolucionária: “As portas do inferno se abrirão”

Segundo as Forças de Defesa de Israel, dezenas de caças participaram da ofensiva, que mirou estruturas militares e nucleares em várias regiões iranianas.

há 17 minutos

Mundo

Vídeo: Prefeitos brasileiros que estão em Israel ficam presos em bunker durante ataques do Irã

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio do Itamaraty, já foi acionado para providenciar o resgate da comitiva brasileira.

há 21 minutos

Mundo

Líder supremo do Irã promete retaliação “dolorosa” contra Israel após ataque

Em tom firme, Khamenei prometeu que Israel “não sairá ileso” e que sofrerá as consequências.

há 29 minutos

Manaus

Chuvas intensas e ventos fortes colocam Manaus e 14 cidades do interior em alerta amarelo

Alerta destaca perigo potencial e recomenda atenção redobrada para áreas urbanas e rurais durante o período.

há 34 minutos