A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Professora Maria do Carmo conquista manauaras, ganha novos seguidores e cresce nas pesquisas

Empresária e professora ganha espaço com discurso de renovação e conquista milhares de seguidores nas redes sociais.

Por Natan AMPOST

25/08/2025 às 09:24

Notícias do Amazonas – A cena política amazonense começa a ganhar novos contornos com a ascensão da Professora Maria do Carmo, empresária e pré-candidata ao Governo do Amazonas pelo Partido Liberal (PL). Com um perfil diferente dos tradicionais nomes que dominaram o cenário por décadas, Maria tem atraído uma legião de simpatizantes em torno do discurso de mudança, eficiência e renovação.

Nos últimos dias, a pré-candidata comemorou duas conquistas expressivas: ultrapassou a marca de 70 mil seguidores no Instagram e apareceu pela primeira vez na liderança de uma pesquisa de intenção de votos realizada na capital. O levantamento, feito nos dias 12 e 13 de agosto com mais de mil eleitores de Manaus, mostrou a professora com 40,5% da preferência do eleitorado, superando nomes de peso como o senador Omar Aziz (PSD), que apareceu com 33,4%, e o atual prefeito da capital, David Almeida (Avante), que registrou 26,1%.

PUBLICIDADE

Para os aliados de Maria, os números demonstram uma tendência clara: a população busca renovação política e já não se vê representada pelos grupos tradicionais. O crescimento digital também reforça essa percepção. Em menos de um mês, a pré-candidata ganhou 20 mil novos seguidores, alcançando diferentes públicos com mensagens diretas, críticas contundentes e propostas voltadas para gestão eficiente.

Em uma de suas declarações recentes, a professora comemorou o avanço nas redes sociais e associou o engajamento à sede de mudança no estado.

— “Sabe o que isso significa? A mudança já começou. E começou com força. Chega da velha política que ganha com o atraso do Amazonas. Chega da esquerda que se finge de paz e amor e só toca o terror. Queremos eficiência, transparência e resultado”, afirmou.

Um dos episódios que mais repercutiu entre os internautas foi o vídeo em que Maria do Carmo criticou a passagem da primeira-dama Janja por Manaus. A publicação teve forte engajamento e resultou na entrada de 16 mil novos seguidores em poucos dias. A estratégia digital, segundo analistas, tem sido um diferencial da pré-candidata para se aproximar de jovens eleitores e cidadãos insatisfeitos com os rumos da política estadual.

PUBLICIDADE

Leia mais: Pré-candidata ao governo, Maria do Carmo critica visita de Janja a Manaus e diz que pautas do Amazonas são ignoradas

Apesar do crescimento acelerado, Maria do Carmo tem ressaltado que o projeto não é individual, mas coletivo.
— “Tenho dito que vamos precisar de muita gente para mudar o Amazonas. Esse projeto não é meu, é de todos os amazonenses que merecem uma vida melhor e com mais oportunidades. Mudar é urgente e só depende da gente”, declarou.

O avanço da pré-candidatura traz novos elementos para o tabuleiro político do Amazonas. A liderança nas pesquisas em Manaus pode ser o ponto de partida para ampliar sua presença no interior do estado, onde os grupos políticos tradicionais ainda exercem forte influência. Resta saber se a popularidade digital e o discurso de renovação conseguirão se converter em apoio sólido em todas as regiões, principalmente em áreas onde a máquina pública costuma pesar durante as eleições.

De qualquer forma, a professora Maria do Carmo já conseguiu romper a barreira do anonimato e se firmar como uma das protagonistas da corrida eleitoral de 2026, abrindo espaço para uma disputa mais acirrada e imprevisível no Amazonas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Amazonas Fan Fest reúne torcedores no Largo de São Sebastião para Brasil x Escócia

Evento gratuito contará com shows, DJ e transmissão ao vivo da partida decisiva da Seleção Brasileira.

há 4 horas

Manaus

Superaquecimento de ar-condicionado provoca princípio de incêndio em residência na zona norte de Manaus

Moradores conseguiram deixar o imóvel a tempo e o fogo foi controlado antes de atingir outras áreas da residência.

há 4 horas

Desaparecidos

Polícia Civil divulga imagens de quatro crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus

Casos foram registrados em diferentes regiões da cidade e mobilizam investigações da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente.

há 5 horas

Amazonas

Projeto Água Boa oferece água potável gratuita para moradores e turistas em Parintins

Estrutura da Defesa Civil garante até 5 mil litros de água por dia durante o festival na Ilha Tupinambarana.

há 5 horas

Amazonas

Troca de alimentos por pulseiras da Festa dos Visitantes movimenta Parintins

Acesso ao evento será garantido mediante entrega de alimentos não perecíveis até o dia 25 de junho.

há 5 horas