Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Projeto da UEA e SSP-AM levará ações de prevenção à violência para escolas e comunidades do Amazonas

Iniciativa será executada por 22 mestrandos da UEA e pretende promover cidadania, prevenção da violência e fortalecimento comunitário.

Por Jonas Souza

13/06/2026 às 20:54 - Atualizado em 13/06/2026 às 21:28

Resumo

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) lançam nesta semana o projeto “Educar para Proteger”, que levará ações educativas, formação cidadã e atividades de prevenção à violência para escolas, comunidades urbanas e ribeirinhas. A iniciativa será desenvolvida por 22 mestrandos da área de Segurança Pública e terá duração prevista de dois anos.

Notícias do Amazonas   – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), dará início ao projeto “Educar para Proteger – Um Novo Olhar sobre a Segurança Pública no Amazonas”, iniciativa que busca aproximar a produção acadêmica das necessidades reais da população por meio de ações educativas e comunitárias.

O lançamento oficial ocorrerá nesta terça-feira (16), reunindo representantes do poder público, pesquisadores, profissionais da segurança, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade civil.

Leia mais: Após nova recusa da PF, defesa de Daniel Vorcaro avalia reagir e aposta em análise da PGR

Conhecimento acadêmico aplicado à realidade social

A proposta nasceu a partir do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UEA e pretende transformar pesquisas e estudos acadêmicos em atividades práticas voltadas à prevenção da violência.

Ao todo, 22 mestrandos participarão diretamente da execução das ações, levando conhecimento técnico e científico para escolas, comunidades e instituições em diferentes regiões do estado.

Projeto aposta em educação e cidadania

Com o lema “Segurança se constrói com educação, cidadania, respeito e proteção”, a iniciativa busca fortalecer a cultura de paz e estimular a participação comunitária como estratégia de enfrentamento à violência. A proposta considera que problemas relacionados à segurança pública exigem soluções integradas, envolvendo educação, inclusão social, diálogo e fortalecimento dos vínculos entre comunidade e instituições.

Quatro eixos vão orientar as atividades

As ações serão desenvolvidas a partir de quatro áreas estratégicas de atuação. O primeiro eixo será voltado à educação e prevenção, com oficinas sobre bullying, violência escolar, drogas e mediação de conflitos. O segundo abordará a segurança cidadã e comunitária, promovendo a aproximação entre a população e os órgãos de segurança.

O terceiro eixo prevê capacitações em direitos humanos, inteligência emocional, gestão de crises e resolução pacífica de conflitos. Já o quarto terá foco na juventude, incentivando protagonismo social, empreendedorismo e geração de oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade.

Ações chegarão ao interior e às comunidades ribeirinhas

Com duração prevista entre 2026 e 2028, o projeto pretende alcançar estudantes da rede pública, profissionais da segurança, educadores, assistentes sociais, lideranças comunitárias e jovens em situação de vulnerabilidade.  Além da Região Metropolitana de Manaus, as atividades serão levadas para áreas estratégicas dos rios Negro, Madeira, Solimões e Baixo Amazonas, incluindo comunidades ribeirinhas e localidades rurais do interior do estado.

Ao término das atividades, os organizadores planejam reunir os resultados alcançados em uma publicação especial. O material deverá apresentar experiências, metodologias e impactos obtidos ao longo dos dois anos de execução, servindo como referência para pesquisadores, gestores públicos e instituições que atuam na área da segurança cidadã.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 7 minutos

Política

Roberto Cidade diz que Omar Aziz tenta intimidar adversários com ameaças de prisão: “age como ministro do STF”

Durante ato que oficializou sua pré-candidatura à reeleição, governador fez críticas indiretas ao principal adversário.

há 14 minutos

Brasil

Justiça manda Ronaldo Caiado reduzir segurança de 51 para quatro policiais militares em Goiás

Liminar atendeu parcialmente ao Ministério Público de Goiás e determinou que o efetivo seja compartilhado entre o ex-governador e familiares.

há 25 minutos

Mundo

Presidente eleito da Colômbia acusa Gustavo Petro de tentar “golpe de Estado” durante crise na transição

Abelardo de la Espriella suspendeu o processo de transição com o governo colombiano e pediu que as Forças Armadas protejam a Constituição.

há 46 minutos

Esporte

Avião da Seleção volta ao Brasil com apenas um jogador após eliminação na Copa

Danilo foi o único atleta a embarcar na aeronave da CBF que deixou Nova Jersey com destino ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (7).

há 47 minutos