Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Projeto sobre alimento nativo da Amazônia leva estudante à feira internacional de ciência

Eli desenvolveu uma proposta que alia pesquisa científica com impacto social sobre segurança alimentar e engajamento comunitário.

Por Beatriz Silveira

27/04/2025 às 21:58

Notícias do Amazonas – O estudante amazonense Eli Minev Benzecry, de 17 anos, vai representar o Brasil na International Science and Engineering Fair (ISEF), em maio de 2025, nos Estados Unidos. A maior feira de ciências pré-universitária do mundo será palco do projeto “Amazônia Chibata: Ariá”, que propõe o resgate do uso do ariá (Goeppertia allouia), um tubérculo nativo da Amazônia, como solução para a insegurança alimentar na região.

PUBLICIDADE

Com orientação da pesquisadora do INPA Noemia Ishikawa e da gestora Ruby Gordiano, Eli uniu ciência e saberes tradicionais em uma proposta inovadora e socialmente engajada. O projeto começou com a recuperação de campos de futebol abandonados, transformados em hortas agroflorestais. O cultivo do ariá revelou alto valor nutricional, confirmado por análises laboratoriais.

A pesquisa seguiu com a criação de hortas urbanas e ações educativas, como o livro “Ariá: um alimento de memória afetiva”, lançado em abril em Manaus. A obra bilíngue (português e Ye’pâ-masã) foi escrita por Eli com coautores indígenas e não indígenas, e terá versão em inglês na ISEF e COP 30.

Premiado em olimpíadas científicas e atuante em eventos como a MOSTRATEC, Eli representa uma geração de cientistas que valorizam a Amazônia como fonte de inovação, cultura e soberania alimentar.

 

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 8 horas

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 8 horas

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 8 horas

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 9 horas

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 9 horas