Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Promotor rejeita reclassificar assassinato de Julieta Hernández como Feminicídio

A artista venezuelana foi estuprada, teve seu corpo ocultado e os bens furtados.

Por Hugo Guimarães

06/08/2024 às 12:18 - Atualizado em 06/08/2024 às 14:09

Notícias do Amazonas – O promotor de Justiça Gabriel Salvino Chagas do Nascimento rejeitou reclassificar o assassinato da artista venezuelana Julieta Hernández como feminicídio, ignorando o pedido da família da vítima.

PUBLICIDADE

Gabriel Salvino Chagas do Nascimento assumiu o caso após a antiga promotora, Fábia Melo Barbosa de Oliveira, se declarar suspeita por “motivo de foro íntimo”.

A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, confirmou a decisão. A família de Julieta, juntamente com a União Brasileira de Mulheres (UBM) e o Ministério das Mulheres, criticou a recusa, alegando que o crime possui características de misoginia e xenofobia. A reclassificação como feminicídio foi defendida pela brutalidade do crime, que incluiu estupro e morte violenta.

Em seu parecer, o promotor Nascimento argumentou que “não há qualquer prejuízo em seguir o feito conforme a denúncia ofertada” e destacou que a discussão sobre a tipificação do crime envolve questões de mérito e não deve ser abordada de forma abstrata neste momento.

Julieta Hernández estava viajando de bicicleta pelo Brasil, e no dia 23 e dezembro de 2023 desapareceu. No mesmo dia, partes da bicicleta dela foram encontradas e um casal foi preso por latrocínio, em Presidente Figueiredo, Amazonas.

Conforme as investigações, o casal Thiago Angles da Silva e Deliomara dos Anjos Santos foram denunciados pelo Ministério Público do Amazonas por latrocínio, estupro e ocultação de cadáver. Ambos confessaram os crimes.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Eleições 2026

Omar Aziz marca data da convenção partidária e será o primeiro a oficializar candidatura ao Governo do Amazonas

Senador abrirá oficialmente a fase de homologação das candidaturas para as eleições de 2026.

há 7 minutos

Manaus

Renato Junior distribui 20 toneladas de jaraqui e anuncia reforma para casa de aposentada em Manaus

Ação do “Jaraqui da Gente” ocorreu nos bairros Compensa e Coroado e beneficiou cerca de 1,6 mil pessoas nesta quarta-feira (8).

há 10 minutos

Brasil

Senado aprova projeto que endurece punições por violência sexual contra crianças na internet

Texto aprovado amplia penas para crimes cometidos com inteligência artificial, deepfakes e perfis falsos.

há 30 minutos

Brasil

Hugo Motta indica Mendonça Filho para relatar PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Presidente da Câmara anunciou que a comissão especial da proposta deve ser instalada na segunda semana de agosto.

há 40 minutos

Manaus

Faculdade Estácio é condenada a indenizar aluno após acidente em elevador em Manaus

Justiça do Amazonas determinou pagamento de R$ 8 mil por danos morais e R$ 1,7 mil pelo celular quebrado.

há 53 minutos