Os moradores e comerciantes do entorno da Arena da Amazônia terão até a próxima sexta-feira, dia 29 de julho, para retirar suas credenciais e ter permissão de transitar no perímetro de segurança, durante os dias 4, 7 e 9 de agosto, quando ocorrem os jogos de futebol do Torneio de Futebol Olímpico Rio 2016, em Manaus.
De acordo com o coordenador do Comitê Organizador Local Manaus 2016, Mario Aufiero, mais de 60% das credenciais já foram entregues, porém o prazo dado até esta terça-feira, dia 26, não seria suficiente para distribuir os 40% restantes.
PUBLICIDADE
“São cerca de duas mil credenciais a serem entregues. Visando evitar transtornos e dar mais comodidade para a população que mora no perímetro, decidimos ampliar então o prazo para a retirada dos documentos”, explicou Aufiero.
Ainda segundo ele, o credenciamento é um diferencial da capital com a finalidade de evitar transtornos nos dias dos jogos. “Não tivemos uma organização parecida na Copa do Mundo em 2014, mas agora dividimos os moradores de forma organizada em dois setores, o que deve evitar problemas de acesso”, completou.
O uso da identificação por parte dos moradores será obrigatória. Ela pode ser retirada na sede do Comitê Organizador Manaus 2016, localizado na Arena da Amazônia, com entrada pela rua Flaviano Limongi, somente nos dias úteis. O atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.
PUBLICIDADE
Moradores
Para a aposentada Ednalda Sampaio, moradora do Alvorada, zona Centro-Oeste, a prorrogação vai beneficiar as pessoas que ainda não tiveram tempo de ir ao comitê ou que não sabiam da entrega. “Muitas pessoas, inclusive eu, não sabiam da entrega, mas com esse tempo a mais, não vai ter como ninguém perder e ter problemas nos dias de jogos”.
Para o advogado Carlos Sena, que se mudou recentemente para o entorno da arena, a prorrogação foi providencial. “Eu não morava aqui perto no período de cadastramento, então tive sorte de poder resolver isso com tempo agora”, explicou.
PUBLICIDADE
A Identificação Pessoal Individual, a qual cada residente cadastrado terá acesso, pode ser plastificada para preservar o documento, que deverá ser apresentado por cada pessoa nos pontos de bloqueio Norte (avenida Constantino Nery, sentido bairro-Centro, próximo à Ambev) e sul, acesso pela avenida Pedro Teixeira (sentido Centro-Bairro, na altura da entrada da Vila Olímpica).
Veículos
A credencial para automóveis, o adesivo VAP, como é chamada, será limitada a duas unidades por residência e não poderá ser plastificada sob nenhuma hipótese, tendo que necessariamente ser colado pela parte de fora do pára-brisa.