Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Quase 4 mil vivem em moradias improvisadas no Amazonas, revela IBGE

Estado ocupa 14ª posição nacional em condições precárias de habitação.

Por Hugo Guimarães

07/09/2024 às 06:50

Notícias do Amazonas – No Amazonas, 3.885 pessoas residem em moradias improvisadas, conforme dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (6). Esta estatística coloca o estado na 14ª posição nacional em termos de população vivendo em condições precárias de habitação, com o Amazonas sendo o segundo estado da região Norte com mais moradores em domicílios improvisados, atrás apenas do Pará.

PUBLICIDADE

O censo define moradias improvisadas como tendas, barracas, construções inacabadas, abrigos e veículos utilizados como residências. A maioria dos residentes em condições precárias tem entre 30 e 39 anos, e 902 crianças, entre 4 e 9 anos, estão nesta situação. Os idosos com 80 anos ou mais representam apenas 0,72% do total.

A distribuição das moradias improvisadas no estado revela que 33% das pessoas vivem em estabelecimentos comerciais em funcionamento, 27% em barracas de lona ou plástico, e 20% em abrigos ou estruturas similares. O levantamento também identificou que 327 pessoas residem em veículos e 260 em logradouros públicos.

Além disso, o IBGE indica que o Amazonas possui 62.624 pessoas em domicílios coletivos, como repúblicas e pensões, representando 13% da população da região Norte. A maioria desses residentes é alfabetizada, com 87% dos maiores de 15 anos sendo capazes de ler e escrever.

Os dados evidenciam a necessidade urgente de políticas públicas para melhorar as condições habitacionais no Amazonas, destacando um desafio significativo para a gestão do estado e do país.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Moraes barra visita de Javier Milei a Bolsonaro

Ministro do STF manteve restrições impostas ao ex-presidente após concluir que ele descumpriu medidas cautelares ao divulgar manifestação de caráter político.

há 11 minutos

Brasil

Eduardo diz que Moraes mantém Bolsonaro “em cativeiro” e quer concluir atentado iniciado por Adélio Bispo

Filho do ex-presidente criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, que restringiu visitas e proibiu manifestações político-eleitorais durante a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro.

há 26 minutos

Brasil

Banho de sangue: Homem “tica’ suposto amante após flagrá-lo na cama com esposa

Vítima foi localizada com diversas perfurações pelo corpo após ser surpreendida pelo companheiro da mulher. O caso é investigado pelas autoridades.

há 37 minutos

Polícia

Vídeo mostra momento em que PM é preso por suspeita de envolvimento em sequestro de empresário em Manaus

Cabo da Polícia Militar foi detido durante operação do Ministério Público que investiga o sequestro de um empresário e o suposto envolvimento com uma organização criminosa.

há 2 horas

Manaus

PIM movimentou R$ 99,64 bilhões entre janeiro e maio de 2026, aponta Suframa

Dados da Suframa mostram crescimento da atividade industrial, com destaque para os setores de Duas Rodas, Informática e Eletroeletrônicos entre janeiro e maio de 2026.

há 2 horas