O Sine Amazonas, ligado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), possui um estoque de quase quatro mil carteiras de trabalho que não foram resgatas pelos trabalhadores. Os documentos foram solicitados no período de 2009 a 2015 no posto central do Sine Amazonas, localizado na Avenida Joaquim Nabuco, Nº 878, Centro de Manaus, durante ações itinerantes, além de carteiras cujos processos foram abertos nos PACs Educandos e Galeria, onde os postos do Sine Amazonas foram recentemente desativados.
De acordo com o chefe do Departamento de Promoção ao Trabalho da Setrab, Arilson Vieira, a preocupação da secretaria é sensibilizar os trabalhadores da importância de se resgatar as carteiras de trabalho. “Hoje, com o novo sistema online, ele não consegue tirar uma carteira nova, caso não venha resgatar a que já havia solicitado. O sistema faz o cruzamento de dados e acusa a existência do documento”, explica Arilson. Diariamente o Sine Amazonas distribui 70 senhas de atendimento para retirada de carteiras de trabalho digitalizadas, somente no posto central, no centro.
PUBLICIDADE
Por determinação do Ministério do Trabalho (MTE), desde outubro deste ano também está oferecendo a carteira manual, em casos de urgência, como quando o trabalhador precisa de uma segunda via porque conseguiu um emprego e precisa apresentar imediatamente o documento, ou por alguma pendência com o INSS, por exemplo, conforme explica a responsável pelo setor de carteiras do Sine Amazonas, Marilia Chayen. A nova carteira digitalizada demora aproximadamente até sete dias para ser entregue, já a carteira manual é entregue na hora.
Os trabalhadores que quiserem saber se estão com as carteiras no estoque do Sine Amazonas, podem procurar o posto central, de segunda a sexta, das 11h às 13h30. Para mais informações, podem ligar para os números: 3621-2238/2270.
Feriado – Por conta do ponto facultativo da próxima segunda-feira, 14, e o feriado do dia 15 de novembro, tanto o posto central do Sine Amazonas quanto os postos instalados nos PACs (Compensa, Alvorada, Leste, Sumaúma e Uai Shopping) não irão funcionar nesses dias, retornando o atendimento na quarta-feira, dia 16.