O portal de notícias do Amazonas!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

‘Recicla, Galera’: Preocupação ambiental e valorização dos catadores são legados do Festival de Parintins

Promovida pelo Governo do Amazonas, em parceria com a Coca-Cola, a ação ambiental incentivou a destinação correta de resíduos recicláveis durante o festival e gerou renda para os catadores.

Por Hugo Guimarães

10/08/2023 às 21:07

Foto: Lucas Silva/Secom

O legado da ação ambiental “Recicla, Galera”, durante o 56° Festival Folclórico de Parintins, aos poucos se reflete em uma mudança cultural na comunidade, com a conscientização e a participação dos cidadãos na separação e no descarte adequado dos resíduos. Isso ocorre porque, hoje, Parintins conta com quase 40 ecopontos espalhados pela cidade, resultado da iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) com a Coca-Cola Brasil.

Na perspectiva de Marcivone Casemiro, presidente da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), ao implementar a destinação correta de resíduos e pontos de coleta de lixo reciclável, a cidade deu mais um passo significativo em direção à sustentabilidade. “É importante que a sociedade encare essa questão dos resíduos de maneira diferente, fazendo a separação adequada, pois muitas pessoas não têm esse hábito, achando que todo o lixo vai junto. Agora existem vários pontos de coleta espalhados na nossa cidade. O catador fica satisfeito ao chegar e encontrar tudo separado”, destacou a presidente.

PUBLICIDADE

Mãe de cinco filhos, que foi atraída pela oportunidade de emprego há 16 anos, atualmente Marcivone tem a profissão de catadora não só como fonte de renda, mas também como uma bandeira que ela ergue em prol do meio ambiente. Ela acredita que o projeto também foi fundamental para valorizar o trabalho dos catadores. “A segunda edição do ‘Recicla’ ampliou ainda mais o nosso trabalho, inclusive no aspecto da renda. A quantidade de material praticamente dobrou. A experiência foi além do que esperávamos. Tivemos mais visibilidade, mostrando ao mundo a existência de uma associação de catadores em Parintins”, avaliou a catadora.

Além dos ecopontos instalados para incentivar a coleta seletiva de recicláveis, durante a ação foram entregues R$ 90 mil em equipamentos para estruturar a Ascalpin. Também foram coletadas mais de 5,8 toneladas de resíduos, o que gerou renda para 40 catadores e triciclistas envolvidos no projeto.

Para Ana Clea, que é catadora há quase 20 anos, fazer parte do “Recicla, Galera” proporcionou aprendizados importantes. “Aprendi a valorizar o material reciclável, a fazer a reciclagem e a separar o que é útil do que não é. E trabalhar no projeto foi muito importante para nós ampliarmos nosso conhecimento. Foi uma experiência muito gratificante”, afirmou Ana Clea.

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou o projeto como um importante legado para a cidade, fortalecendo ainda mais o compromisso com a sustentabilidade.

“Quando a gente fala em fazer um Festival de Parintins mais sustentável, isso passa, necessariamente, pelo viés ambiental, social e econômico. Por isso o ‘Recicla, Galera’ trabalha fortemente nesse objetivo de gerar renda e fortalecer não só os catadores, mas toda essa estrutura de coleta seletiva e destinação de resíduos no município. É uma iniciativa que deixa impacto positivo para a cidade, antes, durante e após o Festival, promovendo uma festa mais bonita, com redução de resíduos e aumento da qualidade de vida dos moradores como um todo” disse o secretário.

PUBLICIDADE

Parceiros

A execução operacional da campanha foi realizada pela Impact Hub Manaus. O projeto também conta com a participação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, junto à Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Participaram ainda a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), a empresa Tereos Brasil e a Solar Coca-Cola.

PUBLICIDADE

Foto: Lucas Silva/Secom

Redação AM POST

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Mundo

Veja como ficou corpo de brasileira que caiu em trilha na Indonésia

O momento do resgate foi divulgado pela BBC News Indonesia.

há 8 minutos

Mundo

Irã declara fim da guerra com Israel após 12 dias de conflito

Cessar-fogo foi anunciado com mediação dos EUA e Catar; espaço aéreo iraniano começa a ser reaberto gradualmente.

há 52 minutos

Amazonas

Amazonas lidera redução de feminicídios e registra a menor taxa do país em 2025, aponta MJSP

A delegada Marília Campello, coordenadora do NFC, destacou que o núcleo, criado em 2020, permitiu maior agilidade nas investigações.

há 58 minutos

Polícia

Amazonense é enganada pela própria tia e levada para rede de prostituição em São Paulo

A jovem foi convencida pela tia a deixar Manaus com a promessa de um emprego.

há 1 hora