Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Rio Negro entra em vazante em Manaus, mas nível segue dentro da normalidade, diz especialista

Monitoramento aponta queda média de dois centímetros por dia desde o início de julho.

Por Beatriz Silveira

13/07/2026 às 18:32

FOTO: Divulgação

Notícias do Amazonas –  O Rio Negro entrou em processo de vazante há mais de duas semanas em Manaus, conforme dados do Porto de Manaus.

O monitoramento mostra que o rio deixou de subir em 22 de junho, permaneceu estável até o início de julho e, desde o dia 3, passou a apresentar uma queda média diária de aproximadamente dois centímetros.

Até a última sexta-feira (10), o nível do rio já acumulava oito dias consecutivos de descida.

PUBLICIDADE

A vazante está dentro da normalidade?

Sim.

De acordo com o meteorologista Leonardo Vergasta, do Laboratório de Modelagem do Sistema Climático Terrestre da Universidade do Estado do Amazonas (LabClim-UEA), o comportamento do Rio Negro está dentro do esperado para esta época do ano.

Segundo o especialista, o processo de vazante também ocorre em outros grandes rios da Amazônia, como Solimões, Juruá, Purus, Madeira e Amazonas.

“A vazante já começou praticamente em toda a Bacia Amazônica. O Rio Negro, assim como os rios Solimões, Juruá, Purus, Madeira e Amazonas, já está em processo de descida, tudo dentro da normalidade, tudo descendo conforme tem que descer”, afirmou.

Há risco de impactos para comunidades e navegação?

Até o momento, não.

PUBLICIDADE

Segundo Leonardo Vergasta, todas as estações hidrológicas monitoradas permanecem dentro dos padrões considerados normais.

De acordo com o meteorologista, não há sinais de uma aceleração anormal da vazante que possa comprometer:

  • A navegação nos rios;
  • O abastecimento de comunidades;
  • O transporte fluvial;
  • A saúde pública;
  • O acesso de populações ribeirinhas.

As oscilações observadas fazem parte do ciclo hidrológico natural da Amazônia.

O El Niño já influencia os níveis dos rios?

Ainda não.

PUBLICIDADE

Segundo o meteorologista, o fenômeno El Niño já começou, com intensidade entre fraca e moderada, mas seus principais efeitos sobre o Amazonas ainda não são percebidos.

A expectativa é que o fenômeno ganhe força entre o fim de setembro e o início de outubro.

Antes disso, os primeiros impactos devem aparecer entre o fim de agosto e o início de setembro, principalmente com:

  • Aumento das temperaturas;
  • Redução das chuvas;
  • Intensificação gradual da vazante dos rios.

O Amazonas pode enfrentar uma seca histórica em 2026?

Segundo o LabClim-UEA, esse não é o cenário mais provável neste momento.

PUBLICIDADE

Leonardo Vergasta explica que os estudos desenvolvidos pelo laboratório indicam condições mais favoráveis do que as observadas durante as secas históricas de 2023 e 2024.

O especialista ressalta, porém, que se tratam de cenários, e não de previsões definitivas.

“Os cenários elaborados pelo laboratório indicam que Manaus deve registrar uma vazante importante neste ano, mas é possível que não repita os recordes históricos observados em 2023 e 2024.”

Qual região da Amazônia preocupa mais neste momento?

Enquanto os rios do Amazonas permanecem dentro da normalidade, o Acre já apresenta sinais de estiagem mais severa.

Segundo o monitoramento do LabClim-UEA, a estação hidrológica de Brasiléia é, atualmente, a área de maior preocupação entre os pontos acompanhados na Amazônia, devido ao avanço da seca.

O período de vazante faz parte do ciclo natural dos rios amazônicos e influencia diretamente o transporte fluvial, o abastecimento de comunidades ribeirinhas, a pesca e diversas atividades econômicas do Amazonas. Após as secas históricas registradas em 2023 e 2024, o comportamento do Rio Negro passou a ser acompanhado com atenção redobrada por autoridades, pesquisadores e moradores da região. Embora o retorno do El Niño gere preocupação, especialistas afirmam que, até o momento, os indicadores hidrológicos permanecem dentro da normalidade.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

STJ decide que furto de bilhete premiado de R$ 29 milhões da Mega-Sena é crime contra lotérica

Superior Tribunal de Justiça manteve o processo na Justiça estadual ao entender que o prejuízo imediato foi da casa lotérica, que detinha a posse do bilhete premiado.

há 15 minutos

Brasil

Bolsonaro repete estratégia usada por Lula em 2018, mas Flávio é punido por divulgar carta

Divulgação da carta levou o STF a suspender as visitas de Flávio Bolsonaro ao ex-presidente por 90 dias.

há 19 minutos

Brasil

Após ameaça de paralisação, governo fecha acordo para votar MP do Frete

Líder do governo afirma que houve entendimento com a oposição para garantir a votação da MP do Frete antes do prazo final da validade.

há 46 minutos

Polícia

Homem é preso após tentar passar a mão nas partes íntimas de mulher e agredir guarda municipal em Manaus

Suspeito foi detido na noite desta segunda-feira (13) e encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

há 59 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro critica decisão de Moraes e afirma que STF tenta “interferir nas eleições”

Senador classificou como “desproporcional” a suspensão de visitas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

há 1 hora