A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Roberto Cidade apresenta projeto de lei que garante ao consumidor amazonense escolher oficina de reparo para veículos segurados

A proposta estabelece que tanto segurados quanto terceiros indenizados possam indicar oficinas de sua preferência.

Por Natan AMPOST

30/10/2025 às 16:50

Notícias do Amazonas – O deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 828/2025, que pretende assegurar aos consumidores o direito de selecionar livremente a oficina responsável pelos reparos de veículos cobertos por seguros automotivos. A iniciativa visa ampliar a autonomia do segurado e combater práticas de seguradoras que limitam essa escolha.

PUBLICIDADE

Segundo Cidade, a proposta é uma resposta a condutas recorrentes no setor de seguros que restringem a liberdade do consumidor. “Se aprovado o nosso projeto, o consumidor amazonense estará protegido diante de práticas recorrentes no mercado de seguros de automóveis que limitam, de forma direta ou indireta, a liberdade de escolha da oficina para reparos cobertos pelas apólices. Dados oficiais e relatórios setoriais mostram que as reclamações contra seguradoras são massivas em âmbito nacional, o que indica problemas constantes na relação entre seguradoras e consumidores e reforça a necessidade de intervenção normativa para garantir direitos básicos”, explicou o parlamentar.

Leia também: Musa do crime “Penélope Charmosa” tem o rosto esfacelado com tiro de fuzil em confronto com a polícia

Entre 2020 e 2023, o setor de seguros acumulou mais de 558 mil reclamações em todo o país, números que refletem conflitos frequentes entre consumidores e empresas do ramo. O PL assegura ao contratante do seguro autonomia completa para determinar a oficina que realizará os reparos do veículo, seja em casos de danos próprios ou de terceiros.

A proposta estende o direito também ao terceiro indenizado. Se não houver consenso entre segurado e terceiro quanto à oficina escolhida, cada parte poderá indicar sua preferência, cabendo à seguradora arcar com os custos correspondentes.

PUBLICIDADE

O texto estabelece que a escolha deve se limitar a oficinas devidamente registradas e habilitadas, capazes de prestar serviços de mecânica, funilaria, pintura, recuperação ou higienização. As seguradoras, por sua vez, terão a obrigação de informar de forma clara e imediata ao segurado e ao terceiro sobre o direito de escolha no momento da abertura do sinistro.

Além disso, o projeto determina que essa garantia seja expressamente incluída nos contratos de seguro firmados no Amazonas. Caso a seguradora negue cobertura ou imponha restrições à indenização devido à oficina escolhida, a prática será considerada ilegal.

O PL 828/2025 ainda está em tramitação nas comissões técnicas da Aleam, aguardando análise e possíveis ajustes antes de avançar para votação no plenário.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Aprovados no Concurso

David Reis comenta futuro dos aprovados no concurso da Câmara de Manaus

Presidente da Câmara afirmou que convocação ocorrerá em dezembro para aprovados sem pendências judiciais; tema foi levantado pelo vereador Rodrigo Guedes

há 3 minutos

Polícia

Vídeo mostra momento em que trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus; assista

Imagens também registram tentativa de intervenção de moradora antes do pedido de socorro.

há 18 minutos

Esporte

Amazonense Gigi Canuto se aproxima do UFC e desponta entre as promessas do MMA feminino

Lutadora de Manaus ganhou projeção internacional após participação no The Ultimate Fighter e segue em busca de uma vaga na principal organização de MMA do mundo

há 35 minutos

Polícia

Trabalhador é morto a facadas dentro de condomínio em Manaus e suspeito foge para área de mata

Caso é investigado como homicídio e polícia apura histórico do suspeito.

há 44 minutos

Beruri

Prefeito Emerson Melo acompanha obras e amplia pavimentação na zona rural de Beruri

Comunidade Bela Vista recebe segunda etapa da pavimentação e se torna a quinta localidade rural beneficiada pela gestão municipal

há 55 minutos