A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Roberto Cidade comemora decisão de Alexandre de Moraes que resguarda os incentivos da ZFM: “Vitória do povo amazonense”

Parlamentar alertou que, no entanto, essa vitória é apenas o primeiro passo.

Por Natan AMPOST

06/05/2022 às 18:01

Redação AM POST

PUBLICIDADE

“É uma vitória do povo amazonense”. Foi assim que o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), comemorou a liminar proferida pelo ministro Alexandre de Moraes em favor da Zona Franca de Manaus (ZFM). A liminar do ministro atendeu à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) do partido Solidariedade, feita a pedido da bancada federal do Amazonas no Congresso. A decisão suspende, parcialmente, dois decretos que reduzem em 25% e 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), prejudicando a competitividade da Zona Franca e, integralmente, o decreto que zera o imposto para o polo de concentrados.

“Parabenizo o governador Wilson Lima, o deputados federais, senadores da República, os 24 deputados estaduais e todos os que se empenharam para resguardar a competitividade da nossa Zona Franca de Manaus. O diálogo, o bom senso e a sensibilidade de todos permitiram que tivéssemos esse resultado positivo. Isso é uma vitória do Amazonas, é uma vitória da ZFM, é uma vitória do povo amazonense”, comemorou o parlamentar, que esteve em Brasília esta semana em audiências no Supremo.

PUBLICIDADE

Cidade alertou que, no entanto, essa vitória é apenas o primeiro passo. “Ainda vamos enfrentar outras batalhas, mas essa decisão já nos dá um certo alívio e nos dá motivos para comemorar”, disse.

O ministro suspendeu os efeitos do Decreto no 11.052 (28/4/22) e os Decretos no 11.047 e no 11.055 (14/4/22 e 28/4/22 respectivamente). Conforme o entendimento, no caso dos dois últimos, a decisão se aplica apenas “no que se refere à redução das alíquotas em relação aos produtos produzidos pelas indústrias da Zona Franca de Manaus que possuem o Processo Produtivo Básico”.

Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes solicitou que o presidente Jair Bolsonaro seja comunicado com urgência do teor do documento e deu prazo de dez dias para que ele responda à decisão. Após o prazo, a Advocacia Geral da União e a Procuradoria Geral da República terão prazo de cinco dias para as devidas manifestações.

Outras ações
O Governo do Amazonas, a Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) e a Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB nacional) também acionaram o STF com Ações Diretas de Inconstitucionalidade contestando os decretos que reduzem o IPI sobre produtos industrializados, sem manter a excepcionalidade dos produtos produzidos na ZFM, e ainda a retirada total de impostos sobre o polo de concentrados, prejudicando os incentivos à produção regional.

Siga-nos no Google News

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

População saqueia caminhão de carne no Rio de Janeiro; PM não consegue conter tumulto

População saqueou produtos mesmo com presença da Polícia Militar.

há 28 minutos

Brasil

Presidente do Itaú sinaliza que banco cumprirá a Lei Magnitsky dos EUA sancionada a Moraes

Milton Maluhy Filho disse que banco tem equipe jurídica preparada para lidar com normas internacionais.

há 30 minutos

Política

Omar Aziz recebe enxurrada de críticas após se posicionar contra impeachment de Moraes: “vamos lembrar nas eleições”

A posição do senador gerou forte rejeição entre internautas, que já projetam consequências políticas para as eleições de 2026.

há 36 minutos

Manaus

Marcelo Ramos se manifesta após ser acusado de denunciar Sargento Salazar para Alexandre de Moraes; veja o que ele disse

Vereador chamou o ministro do STF de “leproso” e “cabeça de ovo”.

há 54 minutos

Manaus

Defesa Civil desmente boatos sobre chuvas tóxicas em Manaus após incêndio na Effa Motors

Órgão estadual esclarece que não há concentração de poluentes suficiente para formação de chuva tóxica e alerta sobre disseminação de informações falsas.

há 1 hora