Roberto Cidade inaugura nova escola do Cetam na Compensa e anuncia mais de 300 vagas em cursos profissionalizantes
Unidade na zona oeste de Manaus contará com laboratórios especializados, biblioteca, miniauditório e oferta inicial de mais de 300 vagas.
- Foto: Divulgação
Resumo
O governador Roberto Cidade inaugurou nesta segunda-feira (15) a nova Escola de Educação Profissional e Tecnológica do Cetam, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. A unidade é a sétima do Cetam na capital e chega acompanhada do lançamento de um edital com mais de 300 vagas para 20 cursos presenciais de qualificação profissional.
Durante a cerimônia de entrega, o governador Roberto Cidade destacou que a expansão do ensino técnico e profissionalizante tem sido uma das prioridades da atual gestão. Segundo ele, a nova estrutura amplia o acesso da população à qualificação profissional e cria oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
Leia mais: PIB do Amazonas cresce 2,87% no primeiro trimestre de 2026
“Estamos levando educação profissional para mais perto das pessoas. A qualificação gera emprego, renda e abre portas para milhares de amazonenses que buscam uma oportunidade de crescimento profissional”, afirmou o governador.
Mais de 300 vagas em cursos presenciais
Além da inauguração da unidade, o Governo do Estado lançou um edital com mais de 300 vagas distribuídas em 20 cursos presenciais de qualificação profissional.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 17 e 18 de junho. Os cursos serão ofertados na própria unidade da Compensa e contemplam diferentes áreas de formação voltadas às demandas do mercado de trabalho.
Terceira escola entregue em menos de um mês
A unidade da Compensa é a terceira escola do Cetam entregue pela atual gestão em um período inferior a 30 dias. Antes dela, foram inauguradas estruturas próprias da instituição nos municípios de Manacapuru e Careiro Castanho.
Com a nova entrega, o governo reforça o processo de interiorização e ampliação da rede de ensino profissionalizante em todo o Amazonas.
Estrutura moderna e ambientes especializados
A nova escola foi projetada para atender às necessidades da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), oferecendo espaços modernos, climatizados e acessíveis.
Entre os ambientes disponíveis estão salas de aula, biblioteca, miniauditório, secretaria, coordenação, diretoria, centro de processamento de dados, lanchonete e áreas administrativas.
A unidade também conta com cinco laboratórios especializados voltados à formação prática dos estudantes:
- Laboratório de Informática;
- Laboratório de Saúde;
- Laboratório de Culinária;
- Laboratório de Embelezamento;
- Laboratório de Corte e Costura.
Segundo a direção do Cetam, a escola atenderá principalmente moradores da Compensa e bairros vizinhos da zona oeste da capital.
Expansão da rede na capital
Com a inauguração da unidade da Compensa, o Cetam passa a operar sete escolas em Manaus. A expansão busca ampliar o acesso da população aos cursos técnicos e de qualificação profissional, fortalecendo a formação de mão de obra especializada no estado.
A expectativa é que a nova estrutura contribua para aumentar a oferta de cursos e atender à crescente demanda por capacitação profissional na capital amazonense.
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






