A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Roberto Cidade quer transformar COE em BOPE Amazonas e reforçar tropa de elite da PM; entenda mudança

Proposta enviada à Aleam transforma Companhia de Operações Especiais em Batalhão de Operações Especiais.

Por Natan AMPOST

28/05/2026 às 14:28 - Atualizado em 01/06/2026 às 17:15

Resumo

O governador do Amazonas, Roberto Cidade, enviou à Aleam proposta para transformar a Companhia de Operações Especiais (COE) em BOPE Amazonas. Projeto busca fortalecer a tropa de elite da Polícia Militar do estado.

Notícias do Amazonas – O governador do Amazonas, Roberto Cidade, encaminhou nesta quinta-feira (28) uma mensagem governamental à Assembleia Legislativa do Amazonas propondo a transformação da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar no novo BOPE Amazonas.

Caso o projeto seja aprovado pelos deputados estaduais, a unidade passará oficialmente a se chamar Batalhão de Operações Especiais (BOPE), reforçando a estrutura da tropa considerada de elite dentro da segurança pública estadual.

PUBLICIDADE

Se for aprovado pela Assembleia vai se chamar BOPE Amazonas”, afirmou o governador ao anunciar a proposta.

Segundo Roberto Cidade, a mudança foi construída em conjunto com integrantes da área de segurança do governo estadual e busca ampliar a valorização e a atuação da unidade especializada.

Foi uma construção em conjunto com nossos secretários para que a gente possa fortalecer, dar um gás a mais e chamar o nome na minha intenção que eles precisam ter”, declarou.

BOPE é referência em operações de alto risco

O BOPE é conhecido nacionalmente por atuar em operações consideradas de altíssima complexidade e risco elevado. A unidade existe em diferentes estados brasileiros, sendo a mais conhecida a do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

As equipes especializadas são acionadas principalmente em situações envolvendo confrontos armados, gerenciamento de crises com reféns, combate ao tráfico de drogas, resgates e operações em áreas de difícil acesso.

Leia mais: Governo do Amazonas entrega 400 títulos definitivos e amplia regularização fundiária em Manaus

No Amazonas, a mudança pretende ampliar o reconhecimento institucional da tropa que já atua em missões especiais dentro da Polícia Militar.

Símbolo do BOPE envolve caveira e faca

O emblema tradicional do BOPE é marcado pela imagem de uma faca cravada em uma caveira, símbolo associado às tropas especiais em diversos estados brasileiros.

Segundo a simbologia militar, a faca representa sigilo, coragem e ousadia nas operações. Já a caveira simboliza inteligência, conhecimento e enfrentamento da morte em situações extremas.

O símbolo se tornou conhecido nacionalmente ao longo dos anos devido à atuação das tropas especiais em grandes operações policiais.

Treinamento é considerado rigoroso

Os integrantes do BOPE passam por processos rigorosos de seleção e treinamento físico, técnico e psicológico.

PUBLICIDADE

O efetivo costuma ser formado por policiais voluntários submetidos a cursos de alta exigência operacional, voltados ao enfrentamento de situações críticas e combate tático especializado.

Entre as funções desempenhadas estão operações contra criminosos fortemente armados, resgates, controle de distúrbios e apoio a ações estratégicas da segurança pública.

Projeto ainda será analisado pelos deputados

A proposta enviada pelo governo estadual ainda será discutida pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Caso receba aprovação da Aleam, o Amazonas passará a contar oficialmente com o BOPE Amazonas dentro da estrutura da Polícia Militar.

A expectativa do governo é que a mudança fortaleça o combate ao crime organizado e amplie a capacidade operacional das forças especiais no estado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Política

“Arregou”: Salazar não aparece em debate ao vivo e vira alvo de Claudeni

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 18 minutos

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 45 minutos

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 47 minutos

Polícia

PC-AM busca adolescente desaparecida no bairro Morro da Liberdade, em Manaus

Júlia Letícia Reis da Cruz, de 13 anos, foi vista pela última vez na zona sul da capital amazonense.

há 1 hora

Polícia

Suspeitos roubam moto, são rastreados por GPS e acabam agredidos em Manaus

Proprietário utilizou sistema de rastreamento para localizar o veículo.

há 1 hora