Ministério da Saúde destina R$ 225 milhões para o Amazonas em meio à seca histórica
Atenção primária será reforçada em três municípios.

Foto: Diego Peres e Artur Castro/Secom
Notícias do Amazonas – A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta segunda-feira (16) R$ 225 milhões para reforçar o atendimento no Amazonas em razão da forte estiagem que atinge a região. Do total, serão enviados R$ 102,3 milhões em parcela única, enquanto R$ 122,7 milhões serão incorporados ao teto de média e alta complexidade do estado. As cidades de Lábrea, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira vão receber recursos para reforçar a assistência na atenção primária.

Veja mais matérias sobre o Amazonas
“Os três municípios que assinei a portaria complementar foram os quais, em avaliação conjunta envolvendo a associação municipal e prefeituras aqui do estado do Amazonas e também do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, se faziam mais necessários recursos para a atenção primária da saúde. Não é fruto de uma ideia de gabinete, é uma análise técnica em diálogo com as instâncias”, explicou Nísia.
PUBLICIDADE
A ministra destacou ainda os planos da pasta de recompor o teto de média e alta complexidade no estado. “Não são ações só da parcela única, mas uma recomposição desse teto, com recursos de R$ 122,7 milhões, que são incorporados e, portanto, destinados mês a mês, conforme é a nossa regra de distribuição de recursos. Queremos caminhar para soluções estruturantes nas ações voltadas tanto para a atenção primária da saúde como para média e alta complexidade. Para isso, estaremos trabalho junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde um plano de qualificação de toda essa gestão, aperfeiçoando esses mecanismos e vendo as melhores soluções”.
Saúde indígena
Na semana passada, o Ministério da Saúde enviou ao Amazonas sete kits calamidade, contendo 32 remédios e 16 suprimentos, capazes de atender a 10,5 mil pessoas por até um mês, além de 71,5 mil unidades de medicamentos para intubação orotraqueal (IOT). Em comunicado, o ministério informou que continua monitorando a situação na região e em outros estados afetados pela seca, e que mais suprimentos podem ser enviados conforme novas solicitações.
“Estaremos, na próxima semana, trabalhando com a Secretaria de Saúde Indígena aqui, in loco, com todos os distritos sanitários indígenas. Vamos trabalhar para superar os problemas existentes numa área tão complexa e de responsabilidade direta do Ministério da Saúde”, disse Nísia. “Nossa agenda é ampla. Não se esgota hoje. Que seja uma agenda de desenvolvimento para além de resolver o máximo possível a emergência aqui colocada”, concluiu.
Recomendações
O ministério publicou uma lista com recomendações para a população amazonense e de outras cidades da Região Norte que tiveram o céu coberto por fumaça. São elas:
– Evitar ficar próximo ao local de queimadas;
– Lavar mãos e rosto;
PUBLICIDADE
– Fechar portas e janelas de casa e do ambiente de trabalho para que a fumaça não entre;
– Manter os ambientes umidificados e ventilados por meio do uso de umidificadores e ventiladores;
– Aumentar a ingestão de água para hidratação;
– Evitar exposição em locais abertos, quando possível;
– Usar máscara ao ar livre; e
– Evitar atividades físicas e esportivas ao ar livre.
Agência Brasil

Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





