Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Seca do rio Solimões expõe ruínas do forte de Tabatinga no Amazonas

Como o rio Solimões sofreu mudança de curso ao longo dos anos, material achado agora pelo Iphan possui grande relevância arqueológica.

Por Hugo Guimarães

06/11/2023 às 11:40

Notícia do Amazonas – A seca intensa que afeta os rios da região amazônica, provocada pela estiagem histórica, trouxe à tona as ruínas do Forte São Francisco Xavier, localizado no município de Tabatinga, a 1.108 quilômetros de Manaus.

PUBLICIDADE

Essa situação propiciou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a oportunidade de registrar um acervo inédito, incluindo o local nas listas do Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos.

Erguido em 1766, o Forte São Francisco Xavier situado na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, foi uma propriedade da Coroa Portuguesa. Em razão de sua posição estratégica, o Iphan ressalta que a construção no ponto extremo do rio Solimões representa um marco significativo na consolidação da fronteira brasileira na região Norte do país.

Diversos vestígios arqueológicos, como fragmentos de louças, vidros, materiais construtivos e peças de ferro, foram encontrados no local, possibilitando uma compreensão mais aprofundada sobre a história e a ocupação da região ao longo do tempo.

A descoberta dessas ruínas, ocasionada pelo baixo nível das águas em decorrência da seca, permitiu uma nova visão da importância histórica e cultural dessas estruturas que estavam submersas. A inclusão no cadastro nacional representa um avanço na preservação e no estudo desses sítios arqueológicos, possibilitando a compreensão mais ampla do patrimônio histórico da região amazônica.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Eleições 2026

David Almeida destaca revitalização de espaços públicos e diz que quer levar modelo para todo o Amazonas

Ex-prefeito de Manaus publicou vídeo nas redes sociais relembrando obras de revitalização e afirmou que pretende expandir esse modelo.

há 15 minutos

Manaus

Justiça dá vitória ao Portal AM POST e rejeita ação de Paula Litaiff para censurar reportagem sobre polêmica envolvendo sua dissertação

Sentença conclui que reportagem do Portal AM POST retratou fato de interesse público sem conteúdo difamatório.

há 19 minutos

Amazonas

Presidente do TRE-AM mantém decisão que suspende cassação do vereador Elan Alencar

Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis rejeitou recurso apresentado pela vereadora Glória Carratte e manteve os efeitos da decisão anterior.

há 28 minutos

Manaus

Vídeo mostra momento de acidente que matou motociclista de 19 anos na Zona Leste de Manaus

Câmeras de segurança registraram a colisão entre a motocicleta e um carro. Guilherme Reis morreu ainda no local.

há 60 minutos

Manaus

IPTU 2026: quinta parcela vence nesta terça-feira em Manaus; veja como emitir o boleto

Contribuintes que mantiverem o imposto em dia continuam aptos a participar dos sorteios do IPTU Premiado, que distribui prêmios de até R$ 40 mil.

há 2 horas