Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Seca histórica: Nível do Rio Negro registra nova baixa e chega a 13,49 metros

Esse é o nível mais baixo em 121 anos, desde que o monitoramento começou a ser feito.

17/10/2023 às 14:22 - Atualizado em 17/10/2023 às 15:27

Notícias do Amazonas – O Rio Negro, um dos principais rios amazônicos, atingiu o seu nível mais baixo da história, e continua baixando, causando preocupação tanto para as autoridades locais quanto para a população de Manaus, capital do Amazonas. Na manhã desta terça-feira, 17, o rio registrou apenas 13,49 metros, dez centímetros a menos do que na manhã anterior. Essa marca representa o nível mais baixo em 121 anos de monitoramento.

PUBLICIDADE

A seca deste ano tem sido a pior já registrada no Estado, e mesmo as chuvas esparsas que têm ocorrido não têm sido suficientes para reverter a situação. Embora as chuvas já tenham melhorado a qualidade do ar na capital, elas não têm sido capazes de impedir a queda no nível dos mananciais. O monitoramento diário realizado pelo porto de Manaus revela uma queda constante no nível do Rio Negro.

A medição dos últimos dias mostra uma intensa queda no nível do Rio Negro. No último dia 10, por exemplo, o rio estava a 14,29 metros, o que significa uma queda de 80 centímetros em apenas uma semana. A previsão é que as chuvas abundantes só ocorram no final do mês de outubro, o que pode prolongar ainda mais a situação crítica.

Embora as chuvas recentes tenham trazido um alívio para as queimadas no Estado, ainda há muito trabalho pela frente. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de focos de incêndio no Estado deu uma significativa diminuição, caindo de 1.978 focos entre os dias 2 e 8 de outubro, para 856 focos entre os dias 9 e 15. Na última segunda-feira, foram registrados apenas 11 focos de queimadas no Estado.

A qualidade do ar em Manaus também tem apresentado melhoras significativas. Após ter sido classificado como um dos piores lugares do mundo para se respirar devido à fumaça das queimadas, o ar da capital amazonense agora está classificado como “moderado” e “bom” em algumas regiões, de acordo com o monitoramento de qualidade do ar realizado pelo World’s Air Pollution.

A expectativa é que, com a chegada das chuvas mais intensas no final do mês, a situação do Rio Negro comece a se reverter. No entanto, a população e as autoridades devem continuar atentas e adotar medidas de preservação e conscientização, a fim de evitar danos ainda maiores aos recursos naturais da região.

Uma seca tão histórica como essa tem consequências graves para a região. Além da escassez de água, a seca afeta o ecossistema da Amazônia, prejudicando a fauna e a flora locais e aumentando os riscos de incêndios florestais. Além disso, a falta de chuvas também pode afetar a geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas, o abastecimento de água para a população e a navegação fluvial na região.

Estadão Conteúdo

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Amazonas

Carros capotam após grave colisão em ponte da BR 319 no Amazonas

Caso ocorreu na Ponte Santo Antônio, a cerca de 10 quilômetros do distrito de Realidade.

há 5 minutos

Manaus

Cachorro idoso desaparece e família faz apelo emocionante para encontrá-lo em Manaus

Dom sumiu no Conjunto Castelo Branco e preocupa os tutores por precisar de acompanhamento médico.

há 20 minutos

Esporte

Comentarista da Globo é alvo de críticas após ironizar Neymar na Copa do Mundo 2026: “Bela participação”

Ana Thaís Matos recebeu uma onda de ataques nas redes sociais após criticar a postura de Neymar durante a eliminação do Brasil para a Noruega.

há 33 minutos

Polícia

“Ele obrigava as alunas a gravarem vídeos de sexo” diz polícia após prisão de professor de jiu jitsu em Manaus

Suspeito foi capturado após investigação da Depca; acusado é apontado por assédio, importunação sexual, estupro e estupro de vulnerável.

há 49 minutos

Esporte

Cristiano Ronaldo provoca jornalista brasileiro e gera clima tenso em coletiva

Astro português afirmou que o repórter Marcelo Bechler “não gosta” dele durante entrevista antes do duelo entre Portugal e Espanha pela Copa do Mundo.

há 1 hora