Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Seca severa ameaça botos no Lago Tefé, no Amazonas

Estiagem e aumento da temperatura das águas provocam as mortes dos animais.

  • Por AM POST

  • 11/09/2024 às 07:40

  • Leitura em 1 minuto

Notícias do Amazonas – A grave seca e o superaquecimento das águas no Lago Tefé, no Médio Rio Solimões, Amazonas, estão superando os níveis críticos do ano passado. Entre setembro e outubro de 2023, 209 botos-vermelhos e tucuxis morreram devido à elevação da temperatura das águas, que ultrapassou 40°C. Este ano, a estiagem chegou com uma antecipação de pelo menos 20 dias.

Na segunda-feira, 9 de setembro, a temperatura das águas do lago alcançou 37°C, e a previsão é de que continue a subir. A situação preocupa especialistas, como Miriam Marmontel, do Instituto Mamirauá, que alerta para o risco iminente para a vida aquática, especialmente para botos e peixes, se a tendência persistir.

PUBLICIDADE

O nível do lago está próximo do recorde de baixa registrado no ano passado, dificultando o monitoramento da saúde dos animais. Caso o nível continue a cair, a seca poderá atingir níveis críticos em menos de duas semanas. No ano passado, a redução do nível resultou na morte de 179 botos-vermelhos, e a população da espécie é estimada em apenas 900 indivíduos.

Para mitigar os danos, o Instituto Mamirauá, em parceria com a prefeitura de Tefé, está atuando desde o início do ano. Cerca de 50 lagos em potencial risco estão sendo monitorados, e medidas estão sendo discutidas para isolar áreas críticas e proteger a fauna aquática do impacto da seca.

Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
O AM Post apoia a causa autista

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias