Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Seduc terá Consed como base para elaborar protocolos de Segurança e Saúde da rede estadual de ensino no Amazonas

Medidas do Conselho Nacional deverão ser seguidas durante o retorno às aulas presenciais, que ainda não possui data definida.

Por Hugo Guimarães

19/06/2020 às 12:17

Redação AM POST

Ainda sem data definida para o retorno às aulas presenciais da rede estadual, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto começa, aos poucos, a elaborar seus protocolos de Segurança e Saúde com medidas que deverão ser adotadas por toda a comunidade escolar quando for anunciada a volta às atividades presenciais.

PUBLICIDADE

Para a criação desses documentos, que serão amplamente divulgados quando finalizados, a secretaria tomará como base as diretrizes elaboradas pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), anunciadas nesta semana. A ideia é que a pasta trabalhe em consonância com o órgão de Educação para elaborar os seus próprios protocolos, fazendo os devidos ajustes à realidade da rede estadual de ensino.

No documento oficial, o Consed lista uma série de cuidados e orientações que devem ser seguidos pelas secretarias de Educação do País. O plano foi elaborado a partir da experiência de outros países que já retornaram às aulas presenciais e teve como base, ainda, propostas de protocolos criadas por estados que já se adiantaram nesse quesito.

“Apesar de não termos uma data definida para a volta às aulas presenciais, é importante que a Secretaria de Educação dê início à construção dos protocolos que esse retorno gradativo e escalonado requer. Já iniciamos o processo de escuta da rede estadual para entendermos também qual é nossa realidade ”, afirmou o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian Barbosa.

Além das diretrizes do Consed, também serão incorporadas ao planejamento da secretaria experiências internacionais, recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e diretrizes de órgãos educacionais do Brasil e do mundo, como é o caso do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); World Bank Group; e do movimento nacional “Todos pela Educação”.

PUBLICIDADE

Todos esses documentos já estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Educação, por meio do link https://bit.ly/3fAj6Io.

Orientações – As diretrizes para protocolo de retorno às aulas presenciais do Consed apresentam oito esferas de atuação, que devem estar presentes nos protocolos individuais das secretarias de Educação. São elas: instituição de comitê intersetorial, integrando as áreas da educação, saúde e assistência social; orientação prévia a estudantes, servidores e famílias quanto ao retorno, especialmente sobre os cuidados sanitários; levantamento dos servidores em grupos de risco, que deverão atuar em trabalho remoto; procedimentos de acolhimento de estudantes e servidores; medidas de segurança sanitária; medidas pedagógicas; gestão de pessoas; e roteiro de contingência em caso de nova suspensão.

Pesquisas – Para auxiliar na construção desses protocolos e promover um diálogo com a comunidade escolar, a Secretaria de Educação lançou, no início desta semana, uma série de pesquisas on-line voltada a quatro públicos-alvo: pais e responsáveis; servidores administrativos; professores e pedagogos; e gestores. Os documentos também estão disponíveis no site oficial da secretaria.

As pesquisas têm como objetivo captar informações sobre o cenário pós-medidas de isolamento social e de suspensão das aulas presenciais. Desta forma, a pasta pretende adaptar as mudanças pedagógicas e protocolos de Saúde à realidade da comunidade escolar do Amazonas.

* Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Política

Maria do Carmo anuncia Coronel Aníbal como candidato a vice na disputa pelo Governo do Amazonas

Nome foi anunciado durante a convenção do PL, realizada em Manaus, e completa a chapa majoritária do partido para as eleições de 2026.

há 7 minutos

Brasil

PF apreende dinheiro em espécie e máquina de contar cédulas em nova fase da Operação Sem Desconto

Ação cumpriu 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e no Maranhão.

há 13 minutos

Brasil

Ministro da Defesa diz que Brasil teria de “abrir o portão” em caso de invasão dos EUA

José Múcio afirmou que o país não teria capacidade militar para enfrentar os Estados Unidos e usou a comparação para defender mais investimentos nas Forças Armadas.

há 26 minutos

Pará

Candidato ao governo do Pará se pronuncia após vídeo íntimo viralizar e diz que ataques miram sua vida pessoal

Dr. Daniel Santos e a deputada federal Alessandra Haber divulgaram nota conjunta após a circulação de um vídeo íntimo nas redes sociais.

há 37 minutos

Brasil

Lula sanciona lei que limita entrada de recursos no STJ

Nova regra exige demonstração de relevância dos recursos especiais e deve reduzir a sobrecarga do Superior Tribunal de Justiça.

há 57 minutos