Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Sefaz alerta para vencimento e descontos no IPVA

No Amazonas, o imposto é cobrado de veículos com até 15 anos de fabricação, contados a partir do primeiro licenciamento.

  • Por AM POST

  • 31/03/2021 às 12:50

  • Leitura em dois minutos

Redação AM POST

Donos de veículos com placa final 1 têm até esta quarta-feira (31) para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) de 2021. Os prazos para o desconto por pagamento antecipado das placas de final 3 (10% na primeira de três parcelas) e final 2 (5% na primeira de três parcelas),também se encerram neste fim de mês.

PUBLICIDADE

De acordo com a resolução 043/2020 e a Lei Complementar 19/97, no caso das placas de final 1, a partir do início do próximo mês poderá ser aplicada multa de 0,33% ao dia até o limite de 20% aos contribuintes inadimplentes.

Para efetuar o pagamento, o contribuinte pode acessar o site da www.sefaz.am.gov.br e, na aba “Acesso Rápido”, clicar em “IPVA – Lançamento e Impressão”, onde poderá imprimir o documento com o valor calculado do imposto e também consultar a base de cálculo que define o valor do tributo.

No Amazonas, o imposto é cobrado de veículos com até 15 anos de fabricação, contados a partir do primeiro licenciamento. No Amazonas, caminhões, ônibus, motocicletas, veículos de passeio e comerciais leves com capacidade de até 1.000cc recolhem 2% sobre o valor atual do bem. Os demais veículos com capacidade superior a 1.000cc recolhem 3%.

PUBLICIDADE

Cálculo
O IPVA é calculado com base no levantamento de preços realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela contendo os preços dos veículos com respectivo modelo e ano de fabricação está disponível na página da Sefaz.

Lei do Bom Condutor
Desde 2014, de acordo com a lei estadual 203/2014, o condutor que não tem infração de trânsito no ano anterior pode requerer desconto no pagamento do IPVA.

PUBLICIDADE

Descontos para o bom condutor
– 10% a partir de 2017, no caso de não ter cometido infração de trânsito no exercício anterior;
– 15% a partir de 2018, no caso de não ter cometido infração nos últimos dois exercícios;

– 20% a partir de 2019, no caso de não ter cometido infração nos últimos três exercícios.

PUBLICIDADE

O AM Post apoia a causa autista
blank

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

- Dr. Leonardo Maranhão

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank