Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Siamesas de Manaus passam por cirurgia de separação em Goiânia aos 34 dias de vida

As irmãs estavam unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e parte do pericárdio, membrana do coração.

Por Jonas Souza

13/05/2025 às 14:14

Notícias do Amazonas – As gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, nascidas em Manaus (AM), foram submetidas a uma cirurgia de separação de urgência nesta terça-feira (13/5) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia (GO). Com apenas 34 dias de vida, o procedimento foi realizado devido ao agravamento no estado de saúde de uma das bebês.

PUBLICIDADE

Leia mais: Supermercado é autuado pelo Procon-AM por vender mais de 46 kg de alimentos impróprios em Manaus; saiba qual

Segundo nota divulgada pelo Hecad, a pequena Eliza necessitava de ventilação mecânica, enquanto Yasmin respirava sem auxílio. Exames também identificaram hipertrofia no coração de uma delas e alterações urológicas na outra, fatores que motivaram a antecipação da cirurgia.

As irmãs estavam unidas pelo tórax e abdômen, compartilhando o fígado e parte do pericárdio, membrana que reveste o coração. Ambas se alimentavam por sonda e não apresentavam piora clínica até o momento da cirurgia.

A operação foi comandada pelo médico Zacharias Calil, referência nacional em cirurgias de separação de gêmeos siameses, com apoio do filho, o cirurgião plástico Rogério Hamu, responsável pela etapa de reconstrução. Esta foi a 24ª cirurgia do tipo realizada por Calil.

PUBLICIDADE

Segundo o cirurgião, o procedimento foi classificado como de “urgência relativa”, com o objetivo de evitar maiores riscos às crianças. “Queremos que a cirurgia seja a mais rápida possível para reduzir o tempo sob anestesia. Mas o pós-operatório pode ser simples ou complicado, dependendo das condições clínicas”, declarou Calil nas redes sociais.

As gêmeas foram transferidas de Manaus para Goiânia no dia 24 de abril, em uma UTI aérea providenciada pelo governo do Amazonas. A mãe das meninas, Elizandra da Costa, de 22 anos, acompanhou todo o processo e compartilhou nas redes sociais os momentos da viagem e da internação.

A equipe médica segue monitorando o estado de saúde das duas bebês no pós-operatório.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Manaus

Prefeito Renato Junior fiscaliza instalação de 450 tampas de alta resistência na rua Marcílio Dias, no Centro de Manaus

Prefeitura substitui antigas grelhas de drenagem por estruturas sem valor comercial, com o objetivo de evitar furtos e acidentes.

há 1 minuto

Manaus

Prefeito Renato Junior entrega 26 bancas padronizadas para camelôs no Centro de Manaus

Novas estruturas foram instaladas na rua Floriano Peixoto, perto da Alfândega, e prometem mais proteção contra sol.

há 26 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro pede a Fachin que retire de Flávio Dino relatoria do caso Dark Horse

Defesa do senador solicita que investigação sobre possíveis emendas parlamentares destinadas a empresas ligadas ao filme.

há 1 hora

Brasil

DPU aponta “contradição” e pede ao STF redução da pena de Eduardo Bolsonaro

Defensoria Pública da União recorreu da condenação de 4 anos e 2 meses por coação no curso do processo.

há 1 hora

Brasil

Flávio Bolsonaro pede que EUA não apliquem tarifa de 25% sobre produtos brasileiros

Senador afirmou, durante audiência em Washington, que este seria o “pior momento possível” para impor taxas e defendeu o Pix.

há 2 horas