Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Simão Peixoto tem prisão revogada pela Justiça e pode reassumir prefeitura de Borba no AM

A decisão foi expedida na noite desta sexta-feira (12).

  • Por AM POST

  • 12/01/2024 às 21:47

  • Atualizado em 12/01/2024 às 21:51

  • Leitura em 1 minuto

blank

Arte: Lívia Thársis/Portal AM POST

Notícias do Amazonas – Uma decisão da Justiça Federal, assinada pela desembargadora Solange Salgado da Silva, na noite desta sexta-feira (12), revogou à prisão preventiva do prefeito de Borba, Simão Peixoto e o afastamento dele do cargo publico. O prefeito é suspeito de manipular testemunhas em uma investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar durante o ano de 2020, no período da pandemia do COVID-19.

A medida de prisão preventiva e o afastamento do cargo haviam sido solicitados após a obtenção de evidências que indicam a tentativa do prefeito de influenciar indevidamente as testemunhas envolvidas no caso.

PUBLICIDADE

Na decisão, a desembargadora determina que, expeça-se, com urgência, inclusive no plantão, o alvará de soltura, devendo Simão ser posto em liberdade imediatamente. Além de encaminhar um ofício a Prefeitura e à Câmara Municipal do Município de Borba/AM para conhecimento e providencias quanto ao retorno de Simão Peixoto Lima ao cargo de Prefeito do Município.

De acordo com as informações da PF, durante as investigações, o prefeito Simão Peixoto conduziu uma videoconferência com servidores municipais que foram intimados pela Polícia Federal para prestar esclarecimentos relacionados à investigação dos desvios de recursos da merenda escolar. Durante esse encontro, o prefeito teria oferecido assistência jurídica e fretamento de aeronave para as testemunhas, com custos pagos pela Prefeitura. Essa atitude levanta suspeitas de tentativa de influenciar as testemunhas e prejudicar o andamento das investigações.

Veja a decisão judicial: 

Decisão Simão Peixoto

PUBLICIDADE

 

*Suyanne Lima – Redação AM POST

PUBLICIDADE

 

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

blank WhatsApp Telegram

Apoie o AM POST

O AM POST está há mais de 8 anos produzindo jornalismo sério e de qualidade. É uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Apoie

blank

Últimas notícias

blank
blank
blank
blank
blank
blank