A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Amazonas

Simão Peixoto volta a ser alvo do TCE-AM e é multado por má gestão em Borba

A penalidade diz respeito a falhas graves na condução do Fundo Municipal de Previdência Social de Borba (BorbaPrev).

Por Jonas Souza

09/07/2025 às 15:43 - Atualizado em 05/08/2025 às 10:55

Notícias do Amazonas  – O ex-prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, voltou a ser alvo do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e foi multado em R$ 15 mil por irregularidades cometidas durante sua gestão à frente do município. A decisão foi tomada por unanimidade pelo Pleno da Corte de Contas, com base em representação apresentada pela Secretaria-Geral de Controle Externo (Secex).

PUBLICIDADE

Leia mais: Adolescente que está foragido deu golpe fatal em Fernando Vilaça em Manaus, diz polícia

A penalidade diz respeito a falhas graves na condução do Fundo Municipal de Previdência Social de Borba (BorbaPrev), especialmente relacionadas à composição irregular do Comitê de Investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). De acordo com o acórdão nº 951/2025, uma das irregularidades mais graves foi a presença de membro sem certificação válida, desrespeitando a legislação vigente.

O TCE-AM também identificou ausência de providências formais por parte da gestão para garantir a legalidade da composição do comitê dentro do prazo estipulado até dezembro de 2025, além de irregularidades na nomeação do gestor dos recursos do RPPS, como duplicidade de assinaturas e falta de designação formal da titularidade.

Segundo a decisão, Simão Peixoto cometeu infrações aos deveres de boa gestão administrativa e previdenciária, o que motivou a aplicação da multa com base na Lei nº 2.423/96 e na Resolução nº 04/2002 do TCE-AM. O ex-prefeito tem prazo de 30 dias para efetuar o pagamento ao Fundo de Apoio ao Exercício do Controle Externo (FAECE), sob pena de cobrança judicial.

Além da multa, o Tribunal determinou à Prefeitura de Borba e à unidade gestora do BorbaPrev que adotem uma série de medidas corretivas, como a designação formal e exclusiva do gestor do RPPS nos sistemas oficiais e a apresentação de um plano de ação com cronograma para garantir a certificação dos membros dos conselhos deliberativo e fiscal, bem como do Comitê de Investimentos, até o final de 2025.

PUBLICIDADE

A presidente do RPPS, Roseane Silva Lima, também foi citada e deverá providenciar as certificações exigidas para dirigentes e conselheiros. O Ministério da Previdência Social será oficiado com cópia dos autos, para conhecimento e eventual atuação.

Simão Peixoto e os demais envolvidos serão notificados oficialmente e poderão apresentar recurso ao TCE-AM, caso desejem contestar a decisão.

Confira documentos Multa Simão Peixoto

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Manaus

Festival Folclórico do Amazonas começa nesta sexta-feira com investimento recorde e programação gratuita

Evento realizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia contará com apresentações folclóricas, apoio financeiro recorde às agremiações e esquema especial de segurança e saúde.

há 24 minutos

Manaus

Cesta básica sobe em Manaus e fica quase R$ 13 mais cara em junho

Pesquisa do Procon Manaus aponta aumento impulsionado pelo setor hortifrúti e revela grande variação de preços entre supermercados da capital.

há 48 minutos

Política

“Arregou”: Salazar não aparece em debate ao vivo e vira alvo de Claudeni

Debate entre os dois aconteceria ao vivo nesta quarta-feira nas redes sociais, mas vereador não participou da transmissão.

há 2 horas

Amazonas

Enem 2026 entra na reta final: estudantes da rede pública devem confirmar inscrição até sexta-feira

Alunos da 3ª série do Ensino Médio foram inscritos automaticamente.

há 2 horas

Brasil

Após críticas, Alcione revela motivo de falhas durante Hino Nacional no Maracanã

Artista afirma que falhas na execução do Hino Nacional ocorreram por problemas técnicos que impediram ela e Belo de ouvirem o retorno de áudio.

há 2 horas